LAÉRCIO COUTO LEMOS Nome artístico (LAÉRCIO LEMMOS), nascido em 20 de abril de 1958 na cidade de Naviraí Estado de Mato Grosso, (hoje, Mato Grosso do Sul). Filho de José Lemos e Laura Couto de Lemos, ambos procedentes do Estado de São Paulo, chegaram a Naviraí no mês de outubro do ano de 1953, ancorando-se às margens do rio Amambaí, tornando assim um dos primeiros e legítimos pioneiros desta cidade.
Entrou na escola em março de 1966, tem orgulho em dizer que o seu primeiro livro foi a Cartilha CAMINHO SUAVE, da autora BRANCA ALVES DE LIMA com a qual foi alfabetizado. Estudou na Escola Rural Rui Barbosa, onde seus primeiros professores foram: Neusa Alves da Silva e Ítalo Cândido de Marco.
Foi integrante do PELOPES Pelotão de Operações Especiais no Exército Brasileiro no ano de 1977. Membro da Academia de Arte e Cultura de Mato Grosso do Sul na década de 80 na cidade de Campo Grande, onde exerceu a função de assessor de imprensa na referida entidade. Também foi um dos fundadores, assessor de imprensa e presidente da Associação Cultural e Artística Naviraiense ACAN, no período de 1987/91 na cidade de Naviraí-MS.
Pára-quedista, filiado à Confederação Brasileira de Pára-quedismo conforme registro nº. 22.346 de junho de 1995 Rio de Janeiro.
Casado com Luciene Lemmos, Laércio é poeta, artista plástico (autodidata) e acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS/CPNV. Nas artes plásticas, suas obras de mais destaques são: Lágrima de Hiroshima, Tuiuiú MS, Nelore Sul-mato-grossense, História da Academia, Hiroshima 1945, Garça Pantaneira, Tricordiano e Papagaio MS.
Na literatura, o destaque fica para: Homem do Espaço, Talvez, Tributo a Darcy Ribeiro, O Poeta foi embora, Tributo ao Pioneiro e Miscelânea do Poeta. Lemmos tem vinte e quatro anos de serviço público, federal, estadual e municipal, sendo quinze anos de trabalho como administrativo na educação.
Possui o curso de Segurança no Atendimento ao Passageiro, Carga e Operação de Solo (AVSEC), autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil ANAC Portaria 161/SEP, de 17 de fevereiro de 2009. Participou da criação da Fundação de Cultura de Naviraí, onde fez parte do Conselho Deliberativo. É membro da Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores ANAPE. Em 2013, está concluindo o curso universitário e simultaneamente iniciando o Projeto PARIS/2015, com viagem programada para a França, num intercâmbio cultural.
(3) artigos publicados
Publicado em 31 de janeiro de 2013 em Educação
Evoluímos ou fabricamos resultados?
Publicado em 12 de fevereiro de 2013 em Educação
O PROJETO BRINCANDO COM CORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Publicado em 17 de agosto de 2013 em Educação