Zumbis. Por que votar neles?
Por ivan Ferreira Sampaio | 26/09/2014 | CrônicasZumbis. Por que votar neles?
Ivan Sampaio
Para poder se reeleger, Fernando Henrique Cardoso moveu céu e o inferno e escandalizou o país. Com sua ampla maioria no congresso e este motivado, graças à troca de favores, possibilitou a lei que lhe permitisse participar de um novo concurso eletivo. Está provado que tal mecanismo impede a alternância do poder e que este, como um zumbi que caminha imaginando viver, tende a acomodar-se graças ao esgotamento de gestão que em nada inova a coisa publica.
Oito anos! É muito tempo! Que conduzem a cronificar os vícios que proliferam como ervas daninhas, graças a secular cultura herdada do império que distribuía o estado, para a posse dos amigos do poder ou grupos particulares. O atual sistema eleitoral que determina eleições a cada dois anos é outro grande erro, nesta gangorra, os candidatos serão sempre os mesmo, sempre aproveitando a nova oportunidade para voltar a acena na esfera estadual ou depois na municipal. É incompreensível a gastança publica do estado para este novo pleito que movimentará rios de dinheiro, um contingente imenso de pessoal administrativo e seguranças para que siga com a tranquilidade devida. Um universo de faz de conta. Precisamos mudar a forma de fazer política, o sistema eleitoral precisa avançar em sua reforma que, Infelizmente, graças aos anarquistas, as manifestações de junho de 2013 não avançaram e estancaram as reformas urgentes que o congresso estava sendo submetido pela força popular a coloca-los em pauta, e depois que a turba acomodou-se, foram deixados para “agendas futuras” que por certo, não ocorrerão e morrerão engessadas nas gavetas das comissões do congresso.
Culpados ou não, deve recair sobre os partidos e seus líderes, responsabilidades por criarem frentes contrárias à modernização política do país, que deixam a nação refém desse antigo sistema que lhe relega descompasso contrário às aspirações populares. Somos também zumbis eleitorais! Caminharemos com sonambulismo para as zonas eleitorais para votar em candidatos que depois não lembraremos ou sequer saberemos se existem até que novas eleições voltem a ocorrer. O Voto obrigatório é mais um castigo que contribui para nossa miséria e... Ignorância... pois, pois.