XIV Jornada Nacional de Imunizações da SBIm

Por Ricardo Machado | 12/06/2012 | Saúde

“Indivíduo imunizado, coletividade protegida”

De 1 a 4 de agosto de 2012 / Salvador – Bahia

 

A Bahia recebe em agosto a 14ª Jornada Nacional de Imunizações da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). O evento, que acontece entre os dias 1 e 4, vai reunir especialistas de todo Brasil para discutir as estratégias de prevenção de doenças infectocontagiosas. O tema "Indivíduo imunizado, coletividade protegida" pretende chamar a atenção para a importância de se entender a vacinação de cada pessoa como essencial para a proteção coletiva.

“A vacinação contribui para reduzir a circulação de vírus e bactérias o que, consequentemente, aumenta a proteção a indivíduos que por questões diversas, como idade ou condição de saúde, por exemplo, não podem receber a vacina ou não estão devidamente imunizados”, explica a presidente da jornada, Jacy Andrade, da Universidade Federal da Bahia.

Estratégias para ampliar a proteção

Dentre os principais temas, estão: a imunização da mulher; a vacinação de pessoas com doenças como o câncer, problemas cardíacos ou hormonais; a vacinação de gestantes e a transferência de anticorpos para o feto; a vacinação de emergência; situações de vigilância epidemiológica como da poliomielite, do sarampo ou da doença meningocócica, além dos temas em atenção especial ao adolescente e os principais mitos que têm gerado movimentos antivacinação em todo o mundo.

Também terão destaque as conferências que abordarão as perspectivas de introdução das novas vacinas nos calendários vacinais; a vacinação contra a dengue; os métodos para reduzir o desconforto das injeções; a prevenção da infecção pneumocócica em adultos e a prevenção da doença meningocócica B. Já a conservação adequada das vacinas, as técnicas de vacinação e as contraindicações terão espaço de debate ao longo do evento na segunda versão da “Clínica Modelo SBIm”, espaço em que serão apresentadas todas as regras para uma clínica de vacinação de excelência.

Descentralizando o conhecimento

“A escolha da Bahia para sede da 14ª Jornada Nacional de Imunizações teve como objetivo facilitar o acesso de profissionais do Norte e Nordeste ao fórum de discussão, produção de conhecimento e de estratégias de prevenção”, destaca Renato Kfouri, presidente da SBIm. “A região Sudeste recebe grande parte dos eventos científicos e a SBIm tem entre seus propósitos, promover ações de estímulo à produção científica em sua área de atuação e de formação continuada”, completa. A jornada tem o apoio da Sociedade Baiana de Pediatria e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A programação completa e informações sobre inscrição estão disponíveis em www.jornadasbimba.com.br.