Vygotsky e o processo de formação de conceitos. Concurso Público.
Por Edjar Dias de Vasconcelos | 10/11/2013 | EducaçãoVygotsky e o processo de formação de conceitos.
Síntese interpretativa da professora:
Mart Kohl Oliveira.
Entende Vygotsky epistemologicamente.
Como se realiza o processo pedagógico.
A perspectiva é meramente social.
É na relação com a outra pessoa.
Que o ser humano aprende.
A cultura faz parte da natureza do homem.
No caminho do processo histórico.
Molda o funcionamento psicológico.
Humano.
A cultura se desenvolve ao longo da evolução.
Do homem.
O que é determinado pelo termo técnico.
Filogenético o desenvolvimento da espécie.
Por outro lado, ontogenética, ou seja.
O desenvolvimento do sujeito.
Desse modo o ser humano é membro.
De uma espécie biológica.
Que desenvolve no interior de um grupo.
De natureza cultural.
Com efeito, o homem é o resultado de uma.
Dupla natureza: biológico e social.
A dupla natureza do ser humano.
Segundo Vygotsky revela se pela constituição.
Do cérebro.
O cérebro tem uma dupla estrutura herdada.
Geneticamente que é comum a espécie.
Mas o que é genético molda se.
Com a realidade.
E as experiências socioculturais dos sujeitos.
Motivo pelo qual considera a estrutura.
Do cérebro disposto a aprendizagem.
O desenvolvimento psicogenético depende.
Do contexto sociocultural.
O desenvolvimento da construção do saber.
Depende dos instrumentos dos sistemas.
Simbólicos.
A relação do homem com os objetos.
Mediada pelos sistemas simbólicos.
O aspecto psicológico humano possibilita.
Antecipar, planejar e criar novas situações.
Culturais.
Marta Kohl afirma.
Vygotsky opera com sistemas simbólicos.
Permitindo ao desenvolvimento da abstração.
E generalizando possibilita salto qualitativo.
Na construção do saber.
O universo cultural favorece as funções. Mentais.
Para o desenvolvimento da construção.
Do saber.
As representações da realidade.
Que baseiam no uso dos sistemas simbólicos.
Ou seja, a própria realidade.
Construídas de fora para dentro.
Num processo de internalização.
Apreensão do sujeito por meio da socialização.
Das produções históricas culturais.
Resultadas do conjunto da humanidade.
Nesse mecanismo descrito.
É fundamental o papel da linguagem.
Que proporciona a relação.
Entre sujeito e objeto.
A linguagem como função tipicamente.
Humana.
Apresenta dois pontos básicos.
A interação social comunicação entre pessoas.
O outro aspecto generalizador.
Compartilhado entre usurários.
Ao longo do processo.
O desenvolvimento da formação.
Dos conceitos.
Especificamente.
Os conjuntos sintéticos na formação.
Do pensamento complexo.
Fundamentados em situações concretas.
Factuais.
Chega à formação dos conceitos.
Elaborados em ligações lógicas.
Esse mecanismo não é linear.
Sofre influências do contexto histórico.
Cultural do sujeito.
Vygotsky destaca dois tipos de conceitos.
Os cotidianos e os científicos.
Os cotidianos são espontâneos.
Desenvolvido nas atividades práticas.
Das crianças.
Em suas interações imediatas.
Parte das experiências para o processo.
Portanto, ascendente.
Em defesa do mecanismo da abstração.
Os científicos são diferentes.
Porque são transmitidos em situações formais.
Pelo o mecanismo ensino aprendizagem.
Inicia com proposições verbais.
Expandido com leituras.
Sua definição é diferente, pois é descendente.
Parte de uma definição geral.
Para a compreensão.
Para finalizar Marta Kohl Oliveira.
Apresenta duas considerações a respeito.
Da teoria de Vygotsky.
Diferentes culturas produzem.
Diferentes modos.
Para o funcionamento do cérebro.
A instrução escolar é indispensável.
Para sociedades letradas.
Edjar Dias de Vasconcelos.