VOLUNTARIADO E A PERCEPÇÃO DA NECESSIDADE DE VOLUNTÁRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE PSICOLOGIA NAS UNIVERSIDADES

Por Daniela Luise Nicolau dos Santos | 21/11/2017 | Psicologia

SANTOS, Daniela Luise Nicolau dos [1]

SANTOS, Fernanda Aline Nascimento dos[1]

SILVA, Giovanna Bruno da [1]

MESQUITA NETO, Rui[2]

RESUMO

No meio acadêmico, especificamente, como mostra este estudo, os estudantes de psicologia necessitam de um suporte profissional para lidarem com que passam diariamente, com o que vão encarar através dos estágios, entre outros problemas pessoais. Demonstra a partir deste trabalho a precisão de haverem voluntários psicólogos com o intuito de dar suporte em atendimento terapêutico a esses jovens estudantes. Foi feito uma pesquisa bibliográfica focando em pesquisas realizadas por outros autores sobre o índice de causa depressivas e suicídio nesse meio acadêmico.

Palavras-chave: Voluntariado. Estudantes. Psicólogos. Estagiário. 

 

ABSTRACT

In academia, specifically, as shown in this study, students of Psychology need professional support to deal with that pass daily, with what can go on through the stages, among other personal problems. From this work demonstrates the accuracy of having volunteer’s psychologists with the purpose of support in response to these therapeutic young students. Was made a bibliographical research focusing on research conducted by other authors on the index of depressive and cause suicide in this academic.

Keywords: Volunteering. Students. Psychologists. Trainee.

 

INTRODUÇÃO

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estarsocial, ou outros campos...". Um estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu o voluntário como um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doa seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho a partir da solidariedade, atende às necessidades do próximo e com isto recebe em troca experiências, motivações pessoais, podendo ser de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional, etc.(CORULLÓN, 1996) Cada voluntário exerce o voluntariado fundado em uma motivação própria, escolhendo a partir do seu interesse pessoal, baseado no seu conhecimento profissional, artístico, pessoal, etc. ou em vista do que percebe na necessidade da comunidade/pessoas ao seu redor.

Como motivação para a inserção no trabalho voluntário, há psicólogos que possuem dificuldades de contratação por não adquirirem experiência quanto a própria empatia em saber da necessidade que um estudante tem de uma boa saúde mental, com isso, é comum que psicólogos recém-formados acabem se voluntariando para realizarem atendimentos clínicos em instituições, podendo então investir na relação com o outro.Para dar espaço ao voluntariado algumas instituições possuem requisitos para a prestação de serviços ali realizada, dentre esses, o preenchimento de fichas de inscrição contendo informações básicas sobre o voluntário junto com o questionamento do motivo que o profissional procura prestar este serviço.O Psicólogo voluntário presta serviços de atendimento a comunidade, e também pode dar suporte ao estudante que necessita desse amparo através de atendimento terapêutico, auxiliá-lo na sua situação atual, seus pensamento, percepções, experiências e seu emocional com a realidade e dar o apoio necessário no que for possível.

O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade do voluntariado dos profissionais na área de psicologia no meio acadêmico afim de dar suporte aos estudantes que passam por dificuldades emocionais que podem vir a agravar a sua vida no cotidiano, ou até mesmo chegarem a um nível forte de problemas emocionais e até mesmo a tentativa de suicídio, ou o sucesso dele.

Artigo completo: