Você sabe o que é coaching?
Por Luciana Araujo Fernades Drumond | 20/06/2013 | CrescimentoVOCÊ SABE O QUE É COACHING?
Muito se tem ouvido falar sobre coaching. Mas será que todos realmente sabem o que é coaching????
Atuo na área de recursos humanos há 15 anos e há pouco tempo, decidi fazer a formação em coaching. Confesso que no princípio, quando busquei sobre a formação, não tinha ainda o conhecimento profundo do que é o processo de coaching. Sabia apenas “por alto” do que se tratava.
Conclui o 1º módulo do curso e desde então, percebi a seriedade do processo e a tamanha responsabilidade que o coach possui, pois ele está lidando com os sonhos, desejos e metas de uma pessoa. Ele está lidando não só com aspirações no aspecto profissional, mas também – e principalmente - no aspecto pessoal do cliente.
Tenho percebido no mercado várias pessoas que se dizem coachs. Contudo, precisamos estar alertas para não cair em armadilhas de pessoas que na verdade, não praticam de forma profissional o processo.
A partir disso, decidi escrever este pequeno artigo com o objetivo de esclarecer para as pessoas o que é coaching.
Coaching é um processo que utiliza diversas ferramentas e técnicas comportamentais que ajudarão o cliente (chamado de coachee) a descobrir seus potenciais, competências, limitações e recursos para alcançar uma meta. Exemplificando de uma forma bem simples: uma pessoa deseja especializar-se em uma nova área profissional. O Coach (profissional com a formação em coaching) utilizará de ferramentas e técnicas que tiveram sua origem em diversas ciências (psicologia, sociologia, neurociências, etc) para auxiliar esse coachee a descobrir os recursos, competências e limitações que possui para conseguir alcançar este objetivo.
O Coaching proporciona ao cliente desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais, ele contribui para o amadurecimento emocional, tomada de decisão, definição de tarefas a serem seguidas e estratégias para superar os obstáculos que surgirão durante o processo em busca da meta.
Este processo levantará no cliente questões que muitas vezes ele ainda não havia parado para pensar, poderá provocar profundas mudanças na vida profissional ou pessoal desse coachee. Por isso, a responsabilidade de um profissional de coach é muito grande. Já ouvi muitos casos de clientes que passaram por um coaching onde aspectos importantes do processo não foram levados em consideração pelo coach e as conseqüências foram desagradáveis – desde um divórcio até um pedido de demissão por parte do coachee.
Fica aqui meu recado para pessoas que tem interesse em um processo de coach: busquem referências dos profissionais que praticam esta técnica. Procurem saber sobre a formação, a experiência, o nível de conhecimento desse profissional antes de contratar o serviço.
E qualquer duvida, estou à disposição.