Vocabulário de Psicanálise

Por Samuel Delgado Tavares | 14/02/2010 | Saúde

Abreação: processo em que os entimentos recalcados são liberados, quando o processo original é vivido mais uma vez na fantasia.

Afeto: qualquer estado afetivo, penoso ou agradável, vago ou específico, ligado a representações ou objetos.

Agressão: um impulso que alimenta o Ego de energia para superar os obstáculos que se opõem às suas necessidades de auto-afirmação.

Anatomia patológica: análise dos sintomas das doenças.

Complexo: um conjunto de idéias ou representações, que estão ligados a fortes emoções e exercem uma forte influência no comportamento.

Fixação: caracteriza um desenvolvimento não alcançado durante as fases da libido.

Instinto: mecanismo natural, biológico de ação, que tem uma fonte biológica e uma provisão de energia.

Introjeção: um processo no qual a relação com um objeto (externo) é substituída por uma relação com um representante psíquico do objetivo internalizado.

Libido: energia que flue nos processos, estruturas e objetos psíquicos ( ligada em determinadas zonas erógenas ou estruturas psíquicas).

Neuroses: distúrbios funcionais do sistema nervoso sem alterações estruturais reconhecíveis (uma manifestação de conflito).

Psicose: doença a que acompanha a perda da realidade e do controle sobre a própria ação.

Psiquê: aparelho mental.

Sublimação: processo de desenvolvimento psíquico, no qual as energias instintivas são desviadas para modos de comportamento não determinados pelos instintos.

Transferência: transposição ao analista de sentimentos e representações que são derivadas de figuras ou objetos introjetados.

Referências:

HTTP://METAPSICANALISE.BLOGSPOT.COM