Voando em azul
Por Themis Groisman Lopes | 10/09/2011 | CrônicasVoando em azul
Fui uma das convidadas para participar dos primeiros voos da companhia Azul-Linhas Aéreas. O destino da viagem era uma surpresa.
Dentro do avião, ao olhar pela janela, vi as asas muito azuis combinando com um céu pintado de azul, que despertavam o meu sonho de Ícaro. Ao mesmo tempo, a sensação era de paz.
O pensamento também voou e pensei em tudo que se relacionava a cor celestial. Logo surgiu a imagem da baleia azul que emite sons correspondentes a cinquenta motores de aviões a jato. Também é o azul a cor que mais se espalha na atmosfera devido ao seu maior comprimento de onda. Gagarin quando no espaço ao olhar para a terra, exclamou encantado: "a terra é azul!". Vários poetas cantaram que é a cor predominante em seus sonhos. Fernando Pessoa através de seu heterônimo Alberto Caeiro escreveu:" o meu olhar azul como o céu\é calmo como água ao sol."
Meu devaneio foi interrompido pela voz do comandante nos preparando para a aterrissagem. Torno a olhar pela janela e descobri que estamos sobrevoando a região do Pantanal. Notei lagoas azuladas refletindo na vegetação, dando uma sensação que tudo era azul.
Paramos num hotel integrado à Reserva Particular do Patrimônio Natural. Nele predominavam piscinas, cujos ruídos dos nadadores em suas águas azuis soou como uma melodia aos meus ouvidos, dando uma vontade imensa de mergulhar nelas, por inteiro.
Ao visitarmos a parte mais central do Pantanal, nos deparamos com inúmeros pássaros. Chamaram a atenção os sons emitidos pela Gralha Azul. Curió, Carão, Martim-Pescador com tonalidades azuladas entre outras cores, eram focos de atenção de todos. Os lagos muito azuis me fizeram lembrar o filme que tanto me emocionou: A lagoa azul. Orquídeas e Quaresmeiras, completavam o espetáculo. Foi um dia de muito encanto e tranquilidade. A cor azul foi a maior protagonista da aventura.
Ao retornarmos, só me ocorriam pensamentos sobre os inúmeros significados da cor azul. Ela estimula a criatividade. O sangue azul é uma qualidade reservada à aristocracia. É a cor também que representa a hidrografia na bandeira brasileira, e ao mesmo tempo a corrente liberalista. Costa Azul é a região do Mediterrâneo mais cobiçada do mundo. Blue Moon é chamada a segunda lua cheia que ocorre num mês (raridade), cujo nome foi utilizado para uma canção que faz parte do repertório de muitos cantores famosos. Picasso teve uma fase que só pintava em azul.
Chegando a Porto Alegre, ao descer do avião, após uma viagem sem um senão, meus olhos enxergavam em azul. Percebi que a cor tinha para mim, um significado especial: ela simbolizava meus sonhos e imagens. Lembro neste momento, um trecho da poesia de Thiago de Mello, que diz assim: "quem não sonha o azul do voo, perde seu poder de pássaro." Me inspirou a escrever.
Sigo rumo ao mar
num batel com a cor
dos olhos teus.
Azul do céu refletido
nos poemas meus.
Themis Groisman Lopes