VIVENDO A TERCEIRA IDADE COM VITALIDADE E LONGE DAS DROGAS

Por Francisca Elizabeth Nascimento de Souza | 19/04/2011 | Sociedade

VIVENDO A TERCEIRA IDADE COM VITALIDADE E LONGE DAS DROGAS


Você é daqueles que acha que o álcool e outras drogas é um tema preocupante apenas para a juventude e não para os idosos?

Então fique esperto, o álcool e as outras drogas podem estar provocando uma epidemia silenciosa entre esse segmento da população. É muito comum esta falta de atenção com o alcoolismo, uso de outras drogas e a violência na terceira idade.

CAUSAS DO ALCOOLISMO E USO DE OUTRAS DROGAS NA TERCEIRA IDADE

O consumo de álcool e o uso de outras drogas na terceira idade podem estar relacionados ao fato do idoso estar numa situação de perdas continuadas; a diminuição do suporte sócio-familiar, a perda do status ocupacional e econômico, o declínio físico continuado, a maior freqüência de doenças físicas e a incapacidade transtornos físicos, depressão e outras doenças, compõem o elenco de perdas suficientes para um expressivo rebaixamento do humor.

TIPOS DE DROGAS MAIS COMUNS NA TERCEIRA IDADE

 Álcool
 Medicamentos
 Tabagismo
 Outras drogas

EFEITOS DO ALCOLISMO OUTRAS DROGAS NA TERCEIRA IDADE:


- O consumo de álcool por idosos pode ser relacionado aos problemas físicos, psicológicos e mentais, maior tendência a ficar doente (mobilidade), baixa auto-estima, transtornos depressivos, redução da satisfação sexual, separações, autoflagelação, menos relações sociais e mais propensos a riscos de acidentes domésticos e de trânsito.
- O aumento da incidência de fraturas, intensa agitação e alucinações visuais.
- A utilização rotineira do álcool pode conflitar com o uso dos medicamentos
- O idoso também tem a tendência de se automedicar, fazendo uso de remédios caseiros, em forma de chás ou infusão que podem levar as conseqüências indesejáveis quando, associados a outros medicamentos, e isto pode ocorrer sem conhecimento do médico.
- Por outro lado a existência de determinados distúrbios, como a insuficiência renal, oscilação da pressão arterial, delírios, arritmias, perda do apetite, aumento da glicose no sangue, redução da visão, sonolência entre outros.
- Intoxicações por substâncias químicas (solventes, pesticidas,) por medicamentos com validade vencida ou dosagem excessiva, pelo consumo de alimentos deteriorados, lembrando que o tabagismo e o alcoolismo também são fatores de intoxicação.
- cuidado, os sedativos ou tranqüilizantes, a associação destas substâncias com outras também freqüentemente utilizadas na terceira idade, como os diuréticos, podem trazer graves conseqüências como quedas e fraturas.



Algumas dicas úteis podem ser postas em prática no seu dia a dia:

1. Procure um médico habilitado e de sua confiança para seu acompanhamento,
2. Fuja de consultas nos balcões de farmácias.
3. Siga as orientações de seu médico ao tomar medicamentos. Fique atento para o período em que estes devem ser utilizados. Não abandone ou prolongue o tratamento sem conversar com o profissional que fez sua prescrição,
4. Avise também se estiver tomando medicamentos caseiros ou naturais, se fuma ou toma bebidas alcoólicas,
5. Anote os medicamentos que você deve tomar diariamente de forma que seja mais fácil para o seu entendimento. Cole em sua geladeira ou em outro local visível em sua casa.
6. Peça ajuda a seus familiares ou a seu cuidador quando não entender ou ficar confuso sobre qual remédio que deve ser tomado ou ao horário de administração do mesmo,
7. Também jogue fora aqueles fora do prazo de validade,
8. Não misture medicamentos com álcool,
9. Ocorrendo qualquer alteração em seu organismo avise imediatamente o seu médico, por exemplo, náuseas, vômitos, alterações na pele, alterações no seu hábito intestinal e inapetência,
10. Lembre-se de informar a seu médico se possui qualquer tratamento com outro profissional.
11. Toda medicação deve ser reavaliada periodicamente, tanto em função do tipo como também a sua dosagem.



Fontes consultadas:
Cartilha do idoso ? Guia Prático e Normas Correlatas/outubro 2008 ?
Folder Álcool e Violência Domiciliar/ CONEN/DEAD/SEJUS
http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/intoxica.htm
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/as_242.htm
http://www.omid.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=469&Itemid=94




"Meu jovem, se ontem eu te dei banho, se na boca te dei comida,
Enxuguei tuas lágrimas e sanei tuas dores com carinho e amor,
Ensinei-te e ajudei a caminhar e a falar, te amparei na queda,
Hoje estou "aqui para te pedir que não me trates com descaso ou desamor"

Francisca Elizabeth Nascimento de Souza