VIVENCIANDO A COPA

Por Marlete Neves da Cruz | 09/11/2016 | Educação

 

IDENTIFICAÇÃO Orientadora Responsável:

Marlete Neves da Cruz Autora: Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda Co-Autoras: Sirlene Davina Da Conceição Freitas Suely De Jesus Costa Salvatierra Leia Jovio da Silva

Cronograma: 1ª semana: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO; 2ª semana: ABERTURA DO TORNEIO; 3ª semana: AS CORES PRIMÁRIAS (CORES DA BANDEIRA DO BRASIL); 4ª semana: ENCERRAMENTO DO TORNEIO (MÚSICA, DANÇA E CULMINANCIA)

OBJETIVOS

Objetivo Geral

 Proporcionar ás crianças a oportunidades de ampliar o conhecimento sobre a abordagem da união dos povos pelo esporte, focando sempre no tema paz e no fair play, ou seja, o respeito entre os jogadores e com regras do jogo, ter espírito esportivo e não “jogar sujo”, usar de violência, procurando jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.

Objetivos específicos

Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:  Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;  Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;  Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;  Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;  Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;  Valorizar o respeito á diversidade cultural e social;  Promover a socialização e o respeito mútuo;  Identificar valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, respeito ás regras, boa conduta, respeito ao próximo.

Justificativa

O Projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da creche, privilegiando desta forma, o desenvolvimento de vários conhecimentos através da realização deste evento em nossa unidade, pois o futebol faz parte de nossa cultura, e vale ressaltar que na Copa do Mundo são reunidos vários países sem a discriminação de raça, classe social, nacionalidade, sexo, etc. tendo em vista que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e como ele exerce influência sobre as crianças, justificando assim o desenvolvimento deste projeto. O enfoque que potencializa este projeto são as capacidades de interação social, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade, de se posicionarem diante de determinados fatos, e fazer suas próprias escolhas, de lidar com os sentimentos das frustrações, perdas, ansiedades, esperas e de administrar as vitórias, conquistas e derrotas.

Metodologia

Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na rodinha, onde se discute sobre o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa e ritmo do desenvolvimento individual de cada criança.

Programação das atividades

 Atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, balbuciar, desenhar, pintar, dentre outras;  Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar;  Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras livres;  Conversas, relatos e de vivencias (rodinha);  Pintura, recorte e colagens;  Músicas;  Confecção de viseiras da copa;  Confecção da bandeirinhas para enfeitar a creche e as salas de aula;  Confecções de cartazes;  Exposição de cartazes e culminância;  Historinhas e vídeos.

Avaliação

A avaliação está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas das crianças durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade onde será possível verificar se houver êxito nos objetivos, sendo que, nesse intuito a avaliação deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação, considerando o processo e não apenas o produto.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BRASIL.

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.23,24, 27p v1 CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. PropostaPedagógica para a Educação Infantil, Cuiabá: SME, Central de Texto, 2009.p.27, 37, 38,40. CUIABÁ,Projeto Político Pedagógico-Creche José Luiz Borges Garcia. Secretaria Municipal de Educação .SME.Cuiabá-MT,2016.