Viva Bem E Tenha Uma Menopausa Tranquila

Por Izaara Alvarenga | 23/09/2008 | Saúde

VIVA BEM E TENHA UMA MENOPAUSA TRANQUILA

Falar sobre menopausa com determinadas mulheres é tocar em um ponto fraco que pode chegar a dar arrepios.
Hoje vou falar com você mulher e tentarei esclarecer algumas dúvidas freqüentes.
A menopausa é um processo biológico que se caracteriza pelo fim do período fértil da mulher. Ela ocorre normalmente entre os 40 e 60 anos de idade, o que depende sobretudo de fatores genéticos e também do estilo de vida.
Este é um estágio na vida da mulher que provoca uma diminuição do nível de estrogênio, que por sua vez afeta a composição corporal e a estrutura da pele, ocorrendo uma perda de elasticidade e diminuição da massa muscular.
A pré-menopausa ou climatério é o período de transição que ocorre de 2 a 4 anos antes da última menstruação. Ela caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição nos níveis dos hormônios sexuais (progesterona e estrogênio) e presença de alguns sintomas como suores noturnos, ondas de calor, depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia.
É nesse período que a mulher desenvolve uma série de medos e receios. Será que vou ganhar peso? Quais serão os sintomas e quanto tempo irão durar? Os efeitos irão interferir em minha saúde?
Uma dieta equilibrada e saudável, associada a exercícios físicos, não somente é benéfico à saúde como também auxilia, amenizando os possíveis sintomas da menopausa.
IDÉIAS PARA SE CUIDAR
Coma muito:
vegetais frescos (crus ou levemente cozidos)
frutas frescas
alimentos integrais
peixes
carne magras
alimentos ricos em cálcio: leite (desnatado ou semi-desnatado), queijos brancos(com pouca gordura), iogurte (pobre em gordura)
Evite:
alimentos calóricos, ricos em açúcares e os industrializados
bebidas alcoólicas e aquelas ricas em cafeína.
Desejo que você mulher possa vivenciar mais uma fase de sua vida, com bem-estar, bom humor e com toda a saúde. Cuide-se! Alimente-se bem e faça atividade física. Veja e sinta que, no fim, a menopausa não é tão ruim assim.
Boa semana e ótima vivência dos anos.
Izaara Alvarenga
Nutricionista