VISITAS INTERNAS: EM BUSCA DA MELHORIA CONTÍNUA

Por RICARDO GOMES DE CASTRO JUNIOR | 13/06/2016 | Engenharia

RESUMO
Dorival Barreiros (2002) afirma que “a avaliação de SMS é uma etapa essencial para dar consistência ao ciclo de melhoria contínua e contribuir para a aprendizagem organizacional. A regularidade desse processo é decisiva para o aprimoramento das estratégias para assegurar a correção dessa rota”. Foi com essa certeza que a gerência implementou o Projeto “Visitas Internas: em busca da melhoria contínua”. Além de garantir a integridade do Sistema de Gestão já existente, o projeto consiste na busca da excelência em SMA (Segurança e Meio Ambiente), garantindo que todas as exigências legais e estatutárias estejam implementadas. Os resultados superaram as expectativas. Além da melhoria contínua nos processos internos de SMA, a excelência foi observada em 2014, após os resultados da avaliação corporativa e da verificação de requisitos Legais, quando a gerência obteve 100% de itens atendidos. Resultado muito superior aos obtidos desde 2011.

1 INTRODUÇÃO
Um grande desafio para as organizações é a busca da excelência tanto na prestação de serviços como nos seus processos de gestão internos. Para tanto, implementam sistemas de gestão Normatizados, como a Norma NBR ISO 9001, que define requisitos para um sistema de gestão da qualidade, além das Normas NBR ISO 14001 e BSI OHSAS 18001, que tratam respectivamente da Gestão Ambiental e da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Analisando o conteúdo destas Normas, percebe-se que todas estão estruturadas no ciclo de Deming, ciclo PDCA ou ciclo de melhoria contínua, que consiste em implementar um sistema de gestão em quatro etapas basicamente: Planejamento, Execução, verificação e Análise Crítica.
Observaremos exclusivamente a etapa de Verificação do ciclo. Neste momento, teremos a análise e verificação dos dados coletados anteriormente. Nesta fase é onde serão detectados as possíveis falhas e erros que não estavam previstos no desenho do processo, ou seja, é a etapa onde se inseri a auditoria.
Segundo Sá (1998 apud Silva, 2008), o surgimento da auditoria remonta à era antes de Cristo, na antiga Suméria, e nas províncias Romanas, no primeiro século depois de Cristo. Na idade média, no Continente Europeu, surgiram as associações de profissionais que realizavam auditorias. A história do surgimento da auditoria na idade média teve como fato marcante à necessidade do Clero em dirigir os empreendimentos da Igreja Católica.

Artigo completo: