VISÃO GLOBAL DA CERTIFICAÇÃO PMP - PMI
Por Mauro Lucio Batista Cazarotti | 27/10/2012 | AdmVISÃO GLOBAL DA CERTIFICAÇÃO PMP - PMI
Mauro Lúcio Batista Cazarotti
Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro
Para que se idealize melhor o assunto sobre gestor em gerenciamento de projetos, vamos analisar o fato que um bom gestor não necessariamente deve ter todas habilidades para que ele se torne o melhor profissional, basta ter a liderança de reunir as melhores pessoas capacitadas para realização das áreas, ou seja independe da área de aplicação do profissional de Projetos, ele deve sim ter uma ótima qualificação profissional, sendo que o projeto pode ser implementado em qualquer área. Sem qualquer precipitação podemos dizer que os gerenciadores de projetos são lideres que contém características peculiares tais como, visão de identificação de pessoas altamente qualificadas, para realização de planos para a gerência de projetos.
A formação de um profissional que irá trabalhar na área de gestão de projetos deve ser um profissional que contenha uma bagagem de conhecimentos específica diversificada e voltada especificamente para área de projetos, não podemos tirar, é claro, a experiência profissional adquirida ao longo dos anos pelos profissionais, pois isso irá delimitar os bons dos ótimos gestores de projetos. Muitas das vezes o gerenciador, ou mesmo o profissional de projetos, tem uma formação acadêmica com uma gama de conhecimentos especial, diferenciada dos profissionais comum, não que seja isso um requisito, porém na atualidade necessita de uma boa qualificação e atualização, desde cursos específicos, quanto de graduação bem realizada, ou um curso de pós-graduação, necessita com isso agrupar um aprendizado de conceitos básicos, saber técnicas práticas, e utilização de ferramentas para que isso facilite o trabalho e condicione a melhoria no campo de trabalho.
Por vários motivos o gerenciamento de Projetos, deve ser conduzido por profissionais qualificados e habilitados a realização de projetos, deve ser cultivado isso dentro da organização, para que seja utilizado o gerenciador de projetos, pois tem o conhecimento, muitas vezes um projeto desanda e não sai do lugar por o gestor de projetos responsável não tem habilidade com projetos, ele foi colocado de forma a realizar a tarefa que foi delegada sem conhecimento especifico, os chefes, diretores e donos devem agregar esse tipo de cultura dentro da organização para que se torne rotina e melhore e desfrute mais de uma boa gestão de projetos.
“Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.”
(Tom Peters autor do livro In search of excellence)
Segundo Peter, no livro In Search Of Excellence, todo tipo de trabalho executivo deverá ser realizado por um gestor de projetos, ou seja, retorna ao que foi dito o bom gestor de projetos deve estar preparado para esta caminhada nova da gestão.
Tanto preparo, assim para um mercado exigente, os profissionais também exigem uma qualificação boa e qualificação respondi pelo que é efetuado, como é realizado cursos longos e intensivos, na atualidade necessitam de diplomar estes profissionais, o certificado profissional deve englobar conhecimentos, ética, competência e leis. O Profissional deve ser avaliado não somente pela nota, ou conhecimento mas cambem pelo seu crescimento, ética e legalidade de trabalho aplicado junto as organizações.O Interesse das organizações por profissionais, é enorme e faltam bons profissionais qualificado no mercado. Querer muitos candidatos querem o certificado da PMI, no entanto poucos são os quais saem formados com certificação para atuar, hoje o gerenciamento de projetos é uma área que esta crescendo dentro das organizações, o gestor de projetos está cada vez mais dentro dos bancos, no governo, na companhias de grande porte, nas áreas de saúde, manufatura, serviços, e telecomunicações, dentre diversas áreas atuantes. No Brasil conforme a economia cresce aumenta mais a demanda sobre estes profissionais, pois necessita de projetos qualificados para que haja um crescimento tanto interno quanto organizacional.
A Certificação PMP comprova profundo conhecimento de PMBOK, e das regras estabelecidas pelo PMI para exercer esta profissão.
Para Vargas, um autor conceituado no assunto, existem 3 pilares para uma carreira de gerenciamento de projetos com sucesso; são eles:
1ª Desenvolvimento profissional com experiência internacional;
2ª Certificação, relacionamento e networking;
3ª Experiência, mesmo que começando por baixo.
Segundo vargas se ele inicia-se sua carreira hoje ele iria priorizar os seguintes itens na sua carreira;
- Treinamento Formal: MBA, especializações ou outra pós-graduação em gerenciamento de projetos, cursos específicos, curso de ferias fora do pais,pensar globalmente mesmo que atue local.
- Certificação: obteria qualificação necessária para obter o Certificado PMP, do PMI, que é o que o mercado reconhece e pede como requisito.
- Networking Profissional: Investiria muito neste processo de conhecer novas pessoas, e novos mercados.
- Idioma: aprenderia uma nova língua, preferencialmente o inglês que é uma língua universal.
Gestor de Projetos como ferramenta fundamental, e necessária para o Projeto
O Gerenciador de Projetos é sem dúvida nenhuma uma peça fundamental na área de gestão de projetos, para que uma empresa, instituição, ou ONG, se desenvolva e logre êxito nos planejamentos e que haja profissionalismo com metas, no entanto como já relatado inicialmente é necessário qeu uma empresa esteja adequada para este profissional e não haja por empirismo, apenas na intenção de efetuar um planejamento, deve-se haver um profissional qualificado e bem preparado tanto pelo mercado quanto por qualificações teóricas e praticas, e fundamental a experiência conta muito para que o profissional atinja o resultado esperado pela empresa. Gerenciar Projetos requer algumas habilidades do gerente de projetos, as quais lhe permitirão aplicar seus conhecimentos, utilizando-se de técnicas e ferramentas, a fim de realizar um bom controle do projeto. Segundo o PMBOK (2004), o gerenciamento de projetos abrange o gerenciamento de integração; escopo; custo;qualidade;recursos humanos; comunicações; riscos;e aquisições do projeto.O Gerente de projetos deve assumir a postura de um líder, facilitando o acesso ao conhecimento organizacional.Deverá munir-se de técnicas que o auxiliem na execução,comunicação e controle do projeto. é o profissional que fará contato com os STAKEHOLDERS, ou seja,com todas pessoas envolvidas no projeto.Essa comunicação representa uma grande porcentagem do sucesso ou fracasso do projeto.
PMI; Código de ética e Conduta Profissional
O Gerenciador de projetos como um bom gestor está comprometido com o projeto, foi observando isso que foi-se criado uma ética de grupo entre os gestores, profissionais em gerenciamento de projetos.Este código de ética e de conduta profissional descreve as expectativas que temos de nós mesmos e de nossos colegas de profissão na comunidade mundial de gerenciamento de projetos. Este código articula os ideais aos quais aspiramos assim como os comportamentos que são mandatórios em nossos papeis profissionais quanto de voluntários em determinados projetos.
Portanto o Gestor de Projetos, ou como queiram chamar, o gerenciador de Projetos, deve ter não somente uma boa qualificação profissional, uma formação acadêmica, pós-graduação, ou especialização, deve também ter uma certificação reconhecida em projetos como o PMP, Profissional management Project, deve conhecer e dominar técnicas e ferramentas, para que haja um desenvolvimento de trabalho a altura de um gestor, deve também levar uma conduta ética de acordo com padrões estabelecidos ao grupo de gerenciadores do PMI.
REFERENCIA
Sotille,Mauro et alli.Gerenciamento de Escopo em Projetos. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas,2006.(ISBN:8522505799)
Mathias,Washington F Projetos:Planejamento, elaboração e analise.São Paulo: Atlas,1996.
Rabechini, Roque Jr.O Gerente de Projetos na Empresa.Editora;Atlas, 2005.
In search of excellence