Violência escolar ta na moda

Por Handerson Rodrigo | 14/06/2012 | Educação

Sala de aula é um local de estudo direcionado ao aprendizado, união , conhecimento e conjunto de sabedorias para formar uma cidadania capaz de multiplicar o conhecimento no mundo atual onde vivemos.

Mas infelizmente a realidade é outra , hoje nos deparamos com sala de aula como palco de violencia verbal , como fisica e ate mesmo moral. A educaçao chegou num limite onde o aluno passa a ser o centro das atençoes em sala de aula e o professor passa a ser o colega de sala ou o vigilante da sala que esta ali mas os alunos na maioria das vezes finge que não tem ninguem por ali e fazem o chamado “fuzue” em sala de aula e ate mesmo agreções direcionadas aos proprios colegas de sala e ate mesmo ao orientador profissional de sala.

Mas porque isso ocorre? Sera que vem de família? Falta acompanhamento dos pais? Falta pulso do professor em sala? Falta apoio da gestao escolar? Ou sera que isso ta virando moda mesmo nas escolas?

Bom, nas decadas de 40 , 50 , e anteriores a estas , os professores era vistos como o centro de todos , respeitado , os alunos se erguiam para recebe-los, tinham penalidades com atitudes severas se não cumprissem com o combinado , hoje os proprios pais vao ate o recinto escolar para brigar com os educadores e reclamarem o motivo pelo qual o filho foi advertido e ate mesmo os pais agridem verbalmente os professores na frente dos filhos.

É questao familiar , acredito que não , é questao social economica, tambem acredito que não , é questao de pulso do professor em sala e dominio do conteudo , tambem acredito que não , isso tudo engloba a uniao de varios fatores minimos que foram deixados de lado, a questao de leis dos menores foram se expandindo, a questao de poder e direitos dos educandos foram confundidos com poder dos educandos,  a questao de igualdade do professor com aluno foi confundida com respeito e assim o profissional não consegue ter o respeito do aluno porque o aluno se diz ser igual o profissional e ter o mesmo direito de ir e vir e ate mesmo agredir o profissional. Influi a questao familiar , sim influi , mas tudo isso é uma bola de neve que foi se agregando ate chegar no que esta hoje em dia no topo do limite de agressoes e falta de respeito em sala de aula onde o profissional é visto como um simples ator e o aluno o coadjuvante principal com todos os direitos e leis que o protegem e acobertam sobre o profissional da educaçao não deixando o profissional realizar a tarefa e assim perdendo o valor na educaçao atingindo todo o Brasil e o índici de analfabetismo no Brasil.