VIDA LONGA E CARREIRAS CURTAS
Por Renato Bernhoeft | 15/07/2009 | CrescimentoEncontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional foi sempre um grande desafio para todo profissional vinculado ao mundo corporativo. Especialmente obter sucesso equilibrado em ambas.O que, historicamente, foi possível observar é que, na maioria das vezes, uma brilhante carreira no mundo do trabalho teve como preço uma vida pessoal empobrecida.
Trabalhando, desde 1978, com programas de preparação de executivos para o pós-carreira – afastamento compulsório ou voluntário de uma corporação – observo nos últimos cinco anos que um novo desafio vem surgindo com muita rapidez, e para o qual a maioria dos executivos não está preparada.
Refiro-me aos efeitos das conquistas fantásticas no campo da medicina, que tem permitido não apenas o prolongamento da vida. Mas uma melhor qualidade física e mental para este ser humano que poderá viver mais tempo.
Mas ao mesmo tempo em que estes avanços biológicos ocorrem, no mundo empresarial as rápidas transformações estão tornando as carreiras mais curtas e muitas profissões se alteram ou até desaparecem. Globalização, mercado competitivo e mudanças radicais no mundo do trabalho são algumas das causas de toda esta transformação.
E o que se pode observar é que o ser humano não consegue alterar seu comportamento, hábitos e atitudes na mesma velocidade.
Embora esteja claro que todo este processo de preparo deverá começar na infância, envolvendo tanto a família como a escola, existe algo que os atuais componentes do mundo corporativo devem, e podem, fazer.
Refiro-me à decisão de abandonar a velha idéia que as empresas é que cuidarão das carreiras dos seus colaboradores. Assumir que o auto-desenvolvimento exige tornar-se autor da sua própria história e destino. Das empresas podemos esperar informações, provocação e instrumental. Mas não soluções mágicas ou de auto-ajuda, que só geram dependência.
E vamos entender que ao falarmos de carreira não nos referimos, única e exclusivamente, ao empréstimo de um sobrenome organizacional que cria a ilusão do prestígio.
Carreira é um conceito muito mais abrangente que envolve os diferentes papéis que desempenhamos em nossa vida. Ela diz respeito aos nossos compromissos e realização como membros de uma comunidade, pais, família, círculo social e a própria individualidade.