Versão Slim do Console PlayStation 3
Por Felipe Garcia | 26/08/2011 | SociedadeA cada semana novos títulos são lançados, com eles novos players aderem 'a causa' (seja ela qual for) e se rendem à tentação de diversão fácil. Além disso, ao longo destes quase 5 anos a SONY fez alguns lançamentos que mantiveram o console em posição de destaque nas prateleiras.
As Vantagens
Um dos lançamentos mais importantes foi o da versão slim do console PlayStation 3, em 2009. Além de ocupar menos espaço (32% menor) e ser consideravelmente mais leve (36% menos peso que a versão anterior), possui algumas vantagens em relação ao seu predecessor, o PS3.
A principal delas é a economia de energia. A versão slim do console consome até 34% menos energia que a versão fat. A capacidade de armazenamento do disco rígido interno ganhou uma considerável melhora, passando dos limitados 80GB para 120GB. Logo depois novas versões foram lançadas e algumas outras descontinuadas, restando hoje em dia somente as versões com 160GB e 320GB.
As Desvantagens
Como nem todas as notícias no mundo são boas, com a SONY não poderia ser diferente. A gigante fabricante japonesa optou por algumas mudanças que não deixaram os gamers muito felizes. A mais dramática foi a substituição do núcleo de processamento de PS2 que existia no interior do PS3 por um software de emulação. Isso quer dizer que na versão fat do console existia compatibilidade total com jogos do console antecessor, porém após a substituição a emulação dos games PS2 deixavam muito a desejar. Numa outra versão do PS3 Slim esse software de emulação já não existe mais, o que significa que os jogos para PS2 não são mais executáveis a partir destes consoles.
E aí, vale a pena?
No fim das contas, o balando é positivo. Com exceção da já comentada incompatibilidade com jogos PS2, portas USB a menos e a falta de leitor de cartão de memória, o Playstation 3 Slim não deixa a desejar em mais nada. Os detalhes de processamento são os mesmo. A jogabilidade ou funcionalidades do console não foram afetadas pelas mudanças, o que diminui o risco de 'rejeições' de seus jogadores. Além do mais, a nova pintura em preto fosco deixa a superfície menos lisa e diminui as marcas de dedos deixadas no console.