Vantagens e desvantagens dos transgenicos

Por ADALMY DA COSTA BEZERRA | 30/06/2011 | Adm

Vantagens e desvantagens dos transgênicos no Brasil
Aluno: Adalmy costa¹
Professor (a): Ionara Cristiane²

De maneira geral, o melhoramento genético de plantas tem-se constituído na solução mais curta, econômica e duradoura para o encontro da sustentabilidade da agricultura São indiscutíveis as vantagens dos transgênicos tanto no Brasil quanto a nível mundial, no Brasil os transgênicos reduziram em 15%, ou 220.000 toneladas o uso de agrotóxicos, em um período de dez anos o uso de transgênicos originou somente aos produtores de soja do Brasil uma economia de 1,4 bilhões de dólares com custos de produção, alem de outros benefícios como os benefícios nutricionais Temos o exemplo da introdução de genes para obter maior produção de beta caroteno, precursor da vitamina A, extremamente necessária e cuja deficiência nos animais causa cegueira. A semente deste transgênico apresenta cor mais amarelada. Também já se desenvolveu o arroz transgênico com elevados níveis de ferro, de forma a combater a anemia. Este arroz foi produzido usando-se genes envolvidos na produção de proteínas capazes de ligar o ferro e de uma enzima que facilita a disponibilidade de ferro na dieta humana. As plantas transgênicas contêm entre dois e quatro vezes mais ferro do que normalmente encontrado no arroz convencional.
Todavia a ressalvas a fazer, pois os riscos são desconhecidos Segundo a opinião de alguns ambientalistas, os organismos geneticamente modificados para a produção de produtos farmacêuticos podem realizar a polinização cruzada com espécies semelhantes usadas exclusivamente na alimentação humana. Os principais riscos para a saúde humana são a toxicidade e a alergenicidade (causar alergia), O milho transgênico (resistente a herbicidas e a insetos) da Novartis apresenta genes de resistência à Ampicilina, antibiótico usado para os tratamentos de pneumonia, bronquite e difteria, ou seja, apresenta risco direto a saúde humana.
O tema transgênico ainda é muito polêmico e existem duas linhas muito divergentes argumentando a liberação ou não desses produtos. Para uma melhor conclusão sobre o assunto, ainda serão necessários muitos estudos e avaliações tanto dos efeitos ambientais, quanto os relativos à saúde humana. Ainda não se sabe como cada ser humano em particular reagiria com relação ao uso freqüente dos transgênicos.

1 - Adalmy costa, aluno do sétimo bloco de agronomia da Universidade Estadual do Piauí ? UESPI. 2 - Ionara Cristiane, professora da disciplina de genética do curso de agronomia da UESPI.