Vantagens da reciclagem

Por Arnaldo Carvalho Moreira | 19/03/2014 | Ambiental

Por que se fala tanto em reciclagem? Ela traz tantos benefícios assim como é dito? Por que a quantidade de materiais reciclados ainda é tão pouca?

Essas são perguntas muito comuns quando falamos de reciclagem de materiais. A reciclagem consiste em transformar o material usado, muitas vezes chamado de lixo, em um recurso que pode ser útil para muita gente e muitas finalidades. Para que os itens possam ser reciclados, é preciso trabalhar com a engenharia reversa, que será responsável por pensar em toda a estratégia para coleta e gerenciamento de residuos.

Infelizmente, a quantidade de material reciclado ainda e muito pequena devido à pouca importância ou falta de conscientização que as pessoas dão a esse tema. É fato que de uns anos para cá o numero de material reciclado tem aumentando, mas ainda é muito baixo perto da nossa capacidade de produção. Se as pessoas se empenhassem um pouco mais em separar seus “lixos” e dar a eles um destino adequado, com certeza estaríamos obtendo diversas vantagens como:

- Menor quantidade de lixo acumulado nos aterros esperando anos para se decompor.

- Evitar a contaminação do solo e da água com o despejo de materiais tóxicos em locais inapropriados.

- Maior geração de empregos, uma vez que para coletar e reciclar os materiais são necessárias mais pessoas do que apenas para produzi-los.

- Preservação dos recursos naturais, não sendo necessário extrair da natureza matéria-prima para a produção, além de economizar grande quantidade de água e energia. Essas últimas são usadas em menor escala na reciclagem, se comparadas à produção.

- Melhora a limpeza da cidade já que as pessoas criam o habito de separar seus lixos, os destinando a cestos de lixos ou a centros de reciclagem e coleta seletiva.