VALORIZE O QUE É SEU!

Por ROGÉRIO RAMOS | 22/03/2011 | Crônicas

PENSAMENTO DO DIA, DO POETA (22/03/2011)



Prezados amigos, tenham todos uma excelente terça-feira, repleta de vitórias.

O texto reflexivo de hoje fala da experiência de um homem com o grande poeta Olavo Bilac.

É um belíssimo texto que com certeza falará profundamente ao seu coração.

Leia, reflita e absorva sua essência!



VALORIZE O QUE É SEU



"O dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua e disse-lhe: "senhor Bilac, preciso vender o meu sítio, aquele que o senhor conhece tão bem. Será que poderia redigir um anúncio para o jornal?

Bilac então escreveu: "vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão.

A casa banhada pelo sol nascente oferece sombra tranqüila das tardes na varanda".

Bem depois, o poeta encontrou o homem e perguntou se ele havia vendido o sítio. Ao que respondeu: "nem pensei mais nisso. Quando li o anúncio, percebi a maravilha que tinha".

Às vezes, desprezamos as coisas boas que possuímos indo atrás da miragem de falsos tesouros.

Sempre vemos pessoas abrindo mão dos filhos, da família, do cônjuge, dos amigos, da profissão, do conhecimento acumulado durante anos de vida, da boa saúde, das belezas da vida. Jogam pela janela aquilo que lhes foi dado com tanta graça, e que em anos foi cultivado com garra.

Olhe em volta, valorize o que tem: seu lar, pessoas amadas, amigos com os quais pode de fato contar, o conhecimento que adquiriu, a sua boa saúde e as belezas da vida, que são verdadeiramente o seu mais precioso tesouro.

Não adianta fazer um carinho naqueles que o depois que morrerem.

Não adianta querer reaver trabalhos que negligenciamos. O melhor a fazer é valorizar isso agora..."(autor desconhecido).



"Baseado em fatos reais, esse texto nos ensina o quanto devemos VALORIZAR o que temos.

Nem sempre PERCEBEMOS o valor daquilo que está à nossa VOLTA. Em certas, só valorizamos quando PERDEMOS. Quando isso acontece, pode ser TARDE DEMAIS...

Não podemos CULPAR a VIDA pelos nossos INFORTÚNIOS. Tudo está baseado na lei da SEMEADURA: "o que PLANTAMOS, COLHEMOS". Nada do que fazemos neste plano existencial passa despercebida diante do criador e da vida.

Na realidade, quando enfrentamos as adversidades, não as enfrentamos porque o criador ou a vida no-las impuseram, mas porque são frutos dos nossos próprios ATOS, atos que nem sempre nos lembramos devido o tempo. Nós ESQUECEMOS, a VIDA NÃO. A LEI do RETORNO não FALHA. Por isso, procuremos CULTIVAR bons SENTIMENTOS, boas AMIZADES, a todos que fazem parte direta ou indiretamente da nossa vida.

Em quarenta anos de existência, aprendi muito com meus ERROS. Valorizei mais o ABSTRATO do que o CONCRETO; o IRREAL, do que o que estava ao meu ALCANCE. Perdi OPORTUNIDADES que hoje não perderia. Arrependido do que fiz? De certa forma sim, porém sei, com o amadurecimento que o tempo outorgou-me que, todas as experiências pelas quais passei, foram benéficas para o meu crescimento e evolução enquanto pessoa.

A realidade é que chega uma hora que a vida dá um ultimato, dizendo: "é momento de mudar, e o momento é já, é agora!" E o mais interessante é que esse ultimato faz parte do fabuloso PROCESSO da VIDA. Ele ocorre de forma natural. Quando você percebe, já está ENVOLVIDO por ele. Essa necessidade e desejo de mudança de hábito e de pensamentos, não são uma IMPOSIÇÃO, é o ENCANTO do TEMPO.

Nunca é TARDE pra MUDAR, pra TRILHAR um novo CAMINHO. Nunca é TARDE pra ser FELIZ.

O que não pode acontecer é ficar ESTÁTICO no TEMPO, vendo a vida passar como num ESPETÁCULO, e você na PLATÉIA. O seu tempo de espectador terminou, já deu o que tinha que dar. O momento é de subir no PALCO, de VIVER o que você jamais viveu e SENTIR o que jamais sentiu.

Até hoje você serviu como um depósito de RANCOR, de MÁGOA, de TRISTEZA, SOLIDÃO e DEPRESSÃO, sempre CONVICTO de que tinha RAZÃO, que se alguém era CULPADO, esse ALGUÉM não era VOCÊ.

O momento de virar o "JOGO" é JÁ. Perdoa, olha quem te magoou com outros olhos. Se LIBERTE da arrogância, do orgulho, pois pode ter certeza que essa pessoa não é você. Você é alguém ILUMINADO, uma criatura amada pelo criador.

Quando todas essas coisas acontecerem em sua vida, então a própria vida se encarregará de tomar atitudes necessárias para o seu bem-estar, trazendo-lhe paz, mesmo em meio às tormentas, e FELICIDADE.

Uma METAMORFOSE radical se fará real em seu interior e uma NOVA VIDA será uma REALIDADE da qual você JAMAIS SONHOU. Portanto, eis a palavra amiga de alguém que muito apanhou por relutar em mudar, mas que se auto-avalizou e acabou por vislumbrar grandes e emocionantes perspectivas: o TEMPO é JÁ, é AGORA! A felicidade está ao seu ALCANCE. Só DEPENDE de VOCÊ! Seja FELIZ!!!"(Rogério Ramos).



Desejo-lhes SUCESSO e muita FELICIDADE. Recebam um FORTE, CALOROSO e RESPEITOSO ABRAÇO deste amigo, poeta Rogério Ramos, o escritor da liberdade ? Aracati (a cidade da bela praia de Canoa-Quebrada) ? CE.