Uso de agroquímicos na produção de alimentos

Por Nelson Constantino | 23/10/2017 | Educação

Introdução

O presente trabalho visa apresentar de forma sumária os impactos decorrentes do uso de Agroquímicos na produção de produtos alimentares. O uso de Agroquímicos tem suas justificativas e contrapontos, esta é uma questão complexa que abrange tanto o âmbito agrícola na economia quanto a questão dos riscos ambientais e à saúde humana. Para a realização deste nos baseamos nas fontes orais dos produtores e também nos baseamos em revisões de literatura.

O trabalho compõe: capa, capa de rosto, Índice, Introdução, Justificativa, Objectivos, Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusões e Bibliografia.3

Justificativa

O uso de Agroquímicos tem suas justificativas e contrapontos: é uma questão complexa que abrange tanto o âmbito agrícola na economia quanto a questão dos riscos ambientais e à saúde humana. As alternativas a esse modelo de agricultura existem e são aplicadas no mundo. Resta saber até onde elas podem suprir a produção de alimentos com base na agricultura moderna e como lidar com os problemas gerados pelo uso desenfreado de Agroquímicos.

É importante referir que há vários impactos da utilização dessas substâncias e existem consequências negativas, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente em si. Dependendo da quantidade e/ou do tipo de Agroquímicos presente nos alimentos, são bastante prejudiciais à saúde humana. Quanto ao quesito ambiental, a implicação está na contaminação de solos e águas, além de danos aos demais seres vivo.

Com a realização deste estudo acreditamos que crescerá o nível de consciência para o uso responsável dos produtos químicos usados na agricultura, de bons hábitos de uso, e evitar os impactos desses produtos à saúde e assegurar os erros futuros.

A proposta da escolha deste tema tão interessante vem da necessidade de fazer estudo das diversas consequências que nos últimos dias crescem por causa do uso de Agroquímicos.

A ideia da escolha do tema, nasceu no âmbito da planificação dos conteúdos académicos da Universidade Pedagógica, para o seu estudo como tema transversal vista a sua relevância nos últimos tempos.

Artigo completo: