USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM : A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO NO ENSINO LÍNGUA INGLESA.

Por FRANCISCO DOS SANTOS NOGUEIRA | 24/10/2019 | Educação

A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA FORMA TECNOLÓGICA INCLUSIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.

 

Prof.ª. Me. Amanda Ramos Mustafa – Universidade Federal do Amazonas –  mustafa.amanda@gmail.com

Prof. Dr. Francisco dos S. Nogueira – Secretaria Municipal de Educação- francisnogueira2013@gmail.com

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM

 

Linha: Educação Especial e Inclusiva ou Educação a Distância Eixo Temático: Eixo 07 Inovação e Tecnologias para Educação Modalidade: Resumo Expandido

 

1.INTRODUÇÃO

Esta pesquisa traz um relato de experiência, sendo o mesmo, fruto do Programa Ciência na Escola, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM) em parceria com Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC-AM) no ano de 2018. O intuito foi trabalhar o ensino da língua inglesa por meio do aplicativo de celular Duolingo com alunos do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus. Este contexto promove um olhar sobre a aprendizagem inclusiva tecnológica na escola atrelado ao fortalecimento do profissional enquanto sujeito de existência com ênfase em sua experiência sociocultural como cidadão crítico e disseminador ativo do conhecimento, oriundo dosmultiletramentos.

2.OBJETIVO

Descrever um relato de experiência quanto a aprendizagem da língua inglesa através do aplicativo de celular Duolingo utilizado em uma turma de ensino médio de uma escola pública na cidade de Manaus.

  1. METODOLOGIA

Esta pesquisa segue abordagem qualitativa definida como aquela que promove cientificamente a compreensão de dados não quânticos, considerando atitudes, crenças, motivos e comportamentos de um grupo ou de seus componentes de acordo com o

 

contexto no qual estão inseridos (LAVILLE; DIONNE, 1999). Sob esta vertente, essa proposta seguiu o método bibliográfico e Pesquisa-ação.

 

[..] é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa [..]

 

Diante disso fica claro que a pesquisa-ação é um método participativo e totalmente colaborativo entre as partes envolvidas, permite um melhor entrosamento tanto entre os membros da pesquisa como com o objeto pesquisado através do processo de reflexão e ação contínua entre seus participantes Elliot (1997, p.17).

A finalidade deste estudo coaduna com a pesquisa exploratória, já que a mesma tem como preocupação central a expansão de uma visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato (CRESWELL, 2010) e o procedimento técnico a ser empregado é pesquisa-ação, já explanada nos parágrafos supracitados.

No que diz respeito aos materiais e recursos utilizados, estes foram: os aparelhos celulares dos alunos, os aplicativos Duolingo, internet além de livros, artigos e materiais eletrônicos publicados em sites diversos a respeito da temática estudada. A dinâmica das atividades seguiu os seguintes procedimentos:

  • Familiarização dos estudantes com oprojeto.
  • Discussões dirigidas com os participantes sobre as tecnologias digitais no contexto educacional, dentre elas os aplicativos decelular.
  • Instruções sobre a utilidade e funcionamento do aplicativoDuolingo.
  • Desenvolvimento de atividades práticas utilizando os aplicativosDuolingo
  • Roda de conversa com os participantes a respeito as atividades desenvolvidas com as ferramentas digitais e suas percepções quanto a essa forma deaprendizado.
  • Socialização dos resultados com aescola.
Artigo completo: