Uso da Tecnologia da Informação na Gestão da Cadeia de Suprimentos:A Visão dos Fornecedores de São Luís do Maranhão
Por Dennis Hulme Brum de Carvalho | 25/02/2012 | Resumos1- Panorama mundial
- Globalização da Economia – mercados internacionais e competitividade
- Sociedade do conhecimento – baseada nas informações e conhecimento gerado
- Reflexo na estrutura empresarial – organização e gerenciamento
2- O que é T.I.
- Tecnologia da Informação, evolução da abordagem de processamento de dados através do uso de recursos computacionais
3- Papel da T.I. nas Empresas
-
Apoiar as operações a atingir o máximo de eficiência com o menor custo
-
Proporcionar gestão integrada de todos os recursos
-
Facilitar a administração na tomada de decisão
4- Importância da TI na Logística
Antigamente o fluxo de informações baseava-se em papel, hoje estas informações são gerenciadas eletronicamente pelas ferramentas da TI.
Consequências:
- - Redução dos custos logísticos
- - Aperfeiçoamento dos serviços
- - Melhoria na oferta de informações ao cliente
5- Artigo - Introdução
¤Foco do estudo - Fornecedores cadastrados no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão, a partir de 2000, que atuam na cidade de São Luís (MA)
¤ Maranhão com baixos índices de desenvolvimento IDH 0,683 (2008)
¤ Acesso Internet – Penúltima posição NE (2008)
6- Artigo - Referencial Teórico
¤ BALLOU, 2001 - MRP - Material Resource Planning
¤ TURBAN; MCLEAN; WETHERBE, 2004 - anotações manuais x evolução sistêmica -- MRP ll- ERP sistema de gestão integrado, que seja capaz de planejar e administrar os recursos de toda a organização
¤BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2007 - SCIS- facilitam o compartilhamento de informações e auxiliam a tomada de decisão gerencial
¤Dias, Pitassi e Joia (2003, p. 10) - benefícios da implantação de aplicativos baseados na web para a função logística
¤CHENG; WU, 2005 - TAYLOR, 2005 - Compartilhamento da informação na gestão da cadeia de suprimentos
7- Artigo – Aspectos Metodológicos
¤1 – Parte Teórica - Tema definido e delimitado, após revisão de literatura
¤2 – Pesquisa de campo - Coleta de dados via email e visita a algumas empresas, Perguntas abertas e fechadas -- Questionário elaborado em site de pesquisa
¤3 – Análise dos dados - Avaliação dos dados coletados na pesquisa de campo
8- Artigo – Tecnologias Consideradas
Código de barras - Tecnologia de alocação de códigos legíveis por computador em itens, caixas e contêineres, sendo empregada para melhorar a precisão da informação e velocidade de transmissão de dados.
CAD (Computer Aided Design)- Permite a realização de desenhos industriais na tela do computador que podem ser armazenados, manipulados e atualizados eletronicamente.
EDI (Electronic Data Interchance)- É a transferência eletrônica de dados.
INTRANET e EXTRANET – Onde Intranet é a rede interna da empresa baseada em WWW e a Extranet é extensão do acesso da rede interna a parceiros de negócios.
Rastreamento de frotas - Baseada em transmissão via satélite ou pela telefonia celular para rastreamento e monitoramento de veículos. Os dados gerados por esse sistema alimentam o TMS e WMS.
M.E.S (Manufacturing Execution System)- Sistemas de planejamento de utilização de recursos. Suportam o intercâmbio de informações entre o planejamento da produção e o controle do processo de produção através do monitoramento e acompanhamento da matéria-prima, equipamento, pessoal, instruções e instalações de produção.
TMS (Transportation Management System) - Responsável pelo controle do transporte de cargas, determinando o modal, gerenciando a consolidação de fretes e coordenando os esforços de transporte.
WMS (Warehouse Management System)- Otimiza atividades do processo de armazenagem, rastreando e controlando o movimento do inventário no depósito.
CRM (Customer Relationship Management)- Unifica as informações sobre os clientes, centralizando as interações e antecipando as necessidades dos clientes. Proporciona o controle de atividades promocionais e seus impactos na demanda, assim como o controle de atividades de garantia de produtos.
RFID (Radio Frequence)- Facilita a comunicação, disponibilizando informações sobre os produtos. Ferramenta de suporte que automatiza processos e melhora a gestão das operações, eliminando falhas humanas.
SCP (Supply Chain Planning)- Auxilia no planejamento, execução e mensuração dos processos, incluindo módulos de previsão de demanda, planejamento de inventário e distribuição.
ERP (Enterprise Resource Planning)- Sistema unificado de informação que integra os departamentos e funções da empresa. Melhoram o fluxo de informações da cadeia em tal grau que se tornaram um padrão de operação.
OUTROS SISTEMAS AINDA USADOS EM LOGÍSTICA NÃO CITADOS NO ARTIGO.
Sistemas legados - Sistemas baseados em mainframe que funcionam em nível operacional em apenas um estágio. Foram os primeiros sistemas utilizados na SCM.
Smart labels - Etiquetas que armazenam informações sobre o produto, podendo ser lidas à distância por rádio freqüência. Esta tecnologia é considerada substitutiva das diversas técnicas de código de barras.
BI (Business Intelligence)- Conjunto de aplicações que organiza e estrutura os dados de transação de uma organização, facilitando a análise de modo a beneficiar as operações e o suporte às suas decisões.
AQC (Automated Quality Control) - Responsável pelo monitoramento dos processos de garantia da qualidade, procedimentos de inspeção, especificações e calibração dos instrumentos de medição.
PDM (Product Development Management)- Gerencia as informações relacionadas aos produtos, também servindo como uma ferramenta de integração, conectando diferentes áreas de desenvolvimento de produtos.
DFS (Demand Forecast System)- Utiliza métodos matemáticos que manipulam dados históricos e dados externos para previsão de demanda por produtos e serviços. Em geral, integra outros sistemas, tais como ERP e SCP.
WIS (Web-based Information System)- Facilitam os processos internos e externos das empresas, integrando sistemas empresariais de informação. Na SCM, os WIS mais presentes são o e-procurement e o e-market place.
B2B - Mercados eletrônicos onde fornecedores e compradores interagem para conduzir transações.
9- Artigo – Análise de Dados% que Não Usa e Não se Aplica
10- Artigo – Considerações
¤Benefícios proporcionados pela T.I. - É percebido como frequente os benefícios de redução de custo, satisfação do cliente e melhoria do processo de comunicação
¤Uso frequente de algumas ferramentas de T.I. - Intranet, extranet, ERP, EDI e CRM.
¤Uso incipiente de outras ferramentas de T.I. - SCP, Código de Barras, WMS
¤Indicador de necessidade de dar mais atenção a T.I. - Ausência de profissionais da área de T.I. entre os respondentes
¤Barreiras para implantação de solução de T.I. - Fator custo e cultura como principal barreira
¤Compartilhamento de Informações - Ainda precisa de melhoria para redução de custos, agilidade e aumento da capacidade de resposta às demandas do mercado.
11- Conclusões
¤ A Cadeia de Suprimentos do Maranhão reflete o contexto do cenário mundial onde o Maranhão enquanto estado está inserido.
¤ A T.I. não é vista como peça chave que traz retorno financeiro com a integração total de processos e recursos.