Univille-Milton Friedmann

Por | 05/12/2011 | Economia

INTRODUÇÃO

Milton Friedmann é considerado um dos controvertidos economistas contemporâneos. Exerceu grande influencia na sua vida profissional o fato de ter concluído o curso de graduação, quando os EUA enfrentavam a maior depressão de sua história. As criticas Keynesianas abalavam a hegemonia da ortodoxia monetária representada pela Teoria Quantitativa da Moeda.

Friedmann obteve PhD em Economia na Universidade de Chicago e destacou-se nas disciplinas de matemática e economia. Em 1950 reabilitou as hipóteses da Teoria Quantitativa da Moeda como ponto de partida de sua construção teórica cujo desdobramento representa uma volta ás concepção analíticas pré-Keynesiana. Consolidou seu pensamento testando as hipóteses teóricas por intermédio de vários estudos sobre a função de demanda de moeda, a relação entre a moeda, preço e renda, historia monetária americana.

Dentre outros assuntos abordados por Milton Fredmann constara nesse artigo de pesquisa no desenvolver do trabalho: Estabilidade com regras monetárias, Teoria quantitativa da moeda uma reafirmação, Papel da politica monetária, para melhor entendimento do assunto no desenvolver das aulas proporcionadas pelo orientador.

O texto em pesquisa, em sua estrutura exemplificará algumas teorias onde qual Milton aplicou em sua carreira profissional, formulas e cálculo, critica as políticas monetárias discricionárias (ativas), e defende uma política monetária orientada por metas de crescimento da oferta de moeda, associada a políticas de redução do desemprego natural, além de sua história para melhor compreendi mento de seus interesses.

"O poder para fazer coisas certas é também poder para fazer coisas erradas; os que controlam o poder hoje podem não ser os mesmos de amanhã; e, ainda mais importante, o que um indivíduo considera bom pode ser considerado mau por outro." (Milton Friedman)