UMA VISÃO REFLEXIVA AOS PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS COMO PROCESSO E, O PROCESSO DE PROVISÃO E APLICAÇÃO NA PERSPETIVA DO CHIAVENATO (2004 E 2009)
Por Gentil Arlindo Andaque | 21/08/2018 | AdmResumo
O presente artigo consistiu-se numa revisão bibliográfica na área de Gestão de Recursos Humanos, especialmente nos livros mais recentes do Idalberto Chiavenato (2004 e 2009) concretamente nos conteúdos referentes a Administração de Recursos Humanos como processo (ARH) e nos processos de Provisão e Aplicação de Recursos Humanos. Com este artigo não se pretende alterar a forma sabia e didáctico que estes dois livros apresentam, mas sim trazer uma reflecção de alguns conteúdos acima enunciados, em que vários interessados na matéria podem contribuir para o engrandecimento da área de Gestão de recursos Humanos. O autor deste artigo, apresenta a sua visão e o enquadramento técnico dos conteúdos, baseando nas propostas metódicas do autor dos dois livros em análise e outros que descrevem em que consiste cada sub-processo aqui discutido. Com objectivo de criar mais debate aos vários interessados na matéria o autor enquadra cada aspecto no seu processo e com os respectivos fundamentos que o levam assim proceder.
Palavras-chaves: processos, provisão, Aplicação e Gestão
Introdução
O estudo da área de recursos humanos como ciência específica, é abordado por muitos investigadores como relativamente nova (CHIAVENATO, 2004) em relação a outras áreas como sociologia, psicologia, administração no geral. Actualmente quando se fala de assuntos relacionado com gestão de recursos humanos difícil é dispensar a abordagem deste conceituado investigador CHIAVENATO, nas suas várias edições. Contudo, isso faz com que os vários apreciadores dos seus trabalhos estejam atento, como é o caso dos conteúdos abordados neste artigo referente a reflexão sobre ARH como processo, a inclusão do subprocesso de “Integração” ora no processo de Provisão ora na Aplicação bem como os subprocessos de “Desenho de cargos, analise e descrição de cargos” incluso no processo de Aplicação. Levou ao autor a reflectir cada aspecto propondo o enquadramento em lugares diferentes onde se encontram, avançando os respectivos fundamentos, os quais os leitores e outros autores poderão dar o seu contributo relativamente esta visão.