Uma meditação pastoral
Por aparecido rocha | 18/09/2011 | BíbliaUma meditação para quem é pastor ou quer ser pastor.
A você meu amado pastor com ministério ou não, está é uma meditação para nossos dias e para situação atual das igrejas bem como seus órgãos reguladores como convenções e seus departamentos e subsecções.
Primeiro vamos meditar sobre as igrejas dos grandes centros e suas situações.
Muitos lideres estão embaraçados com negócios da vida material e secular , por motivos de necessidade financeira pois seus ministérios não lhes dão o sustento necessário, para ele e seus familiares quando se tem filhos menores ou despesas com necessidades como moradia e escolas e convênios médicos ., ai tem que trabalharem no secular e muitos deixam o ministério.
. (II Timóteo 2:4) - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
As igrejas dos grandes centros do Brasil vivem um momento de tensão muito grande, ela recebe em suas membresia variado tipo de pessoas de cultura diferentes e níveis de estudos variados, é crescente o numero de pessoas formadas em faculdades em níveis superiores ,estas pessoas se tornam mais exigentes em termos de vocabulário e escrita, e assuntos gerais, por serem formados e se submeterem a vários estudos.
muitas vezes não dão ouvido a pessoas de formação escolar inferior e muitos pastores com formação simples estão sendo ignorados .
Ocorre um perigo para pessoas com suas formações superiores se colocando acima da Biblia .
Seria o que acontece com muitos formados em faculdade e profissionais em alguma área quer seja civil ou medicinal, ambiental engenharia ou tecnologia varias?
Alguns chamados pastores se põem como milagreiros e tentam atrair publico com esta marca ou ação para mostrar que dons e suposto poderes recebidos não se aprende em faculdades inibimdo assim os que alegam isto., mas não e uma obra real do evangelho este comportamento é só para satisfaçao propria e desejo de fama .
nos grandes centros urbanos é normal ter este tipo de igrejas mas não promovem quase nada na área de ensino doutrinário ou tradição dos apóstolos de Jesus.
Um numero grande de estudante de ciências não confiam na Biblia e nem em suas explicações, pois se puseram acima dela por acharem seus estudos elevados.
Também os meios de comunicações estão trazendo varias informações de todo tipo para todas as áreas e se faz necessário que o ministro do evangelho esteja disposto a conhecer os assuntos e mostrar na Biblia as razoes da Palavra que se opõem as muitas coisas desta moderna sociedade e suas tecnologias.
Para isto se faz necessário estar informado sobre todos os assuntos deste sistema de coisas conhecê-los e falar sobre eles quando necessários mostrando seus enganos à luz da palavra de Deus, á pastores que não estão mais dispostos a estudarem por já estarem de idade avançada ou não mostrar nenhum interesse por estudos seculares até mesmo pastores mais jovens andam enfadados .
Eis ai motivo que algumas organizações não querem mais aprovar em seus concílios pessoas para o pastorado que tenham formação simples, não porque não sejam capazes de mostrar nas escrituras a razoes de sua fé e até dirigir um rebanho de pessoas menos exigentes na área da informação secular.
. a questão em evidencia é que estes pastores podem ser rejeitados em um rebanho que tenha muitas pessoas de formação superior é claro que isso é carnalismo e arrogânciapois um pastor de formaçao simples pode ter pessoas bem instruidas e de nivel superior para auxilia-lo .
mas vai depender do pastor se forem orgulhosos não vao admitir que ninguem os instruam .
as organizações precisam atender as demandas destas igreja dos centros urbanos e pastores de formação simples vão se atrapalhar e ser ignorado trazendo para esta organização um vexame e certo constrangimento pois terão que explicar quando tiverem e dar satisfação da aprovação daquele candidato para o pastorado sem uma devida cultura de estudo secular ,
talvez no passado não era tão exigível isto mas na atualidade muitas igrejas estão exigindo.Só espero que não troquem o espiritual pelo secular
(II Timóteo 4:3) - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; .
Está é a realidade de muitas igrejas e organizações situada nos grandes centros urbanos em cidades do Brasil,l está é a realidade das pessoas que estão nas igrejas como membros em lugares de grande progresso, seria um perigo de grande apostasia?, Na Europa muitas igrejas se tornaram apenas nominal sem nenhum compromisso coma santidade e com a Palavra de Deus.
Dificilmente uma igreja no centro de uma cidade em progresso conseguirá manter sua membresia isenta destes males
. (Daniel 12:3) - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Daniel 12:4) - E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Quero destacar nestes versículos a parte que diz que o conhecimento se multiplicará, tanto o secular para os que buscam isto como o espiritual para quem serve a Deus.
Por causa do aumento do conhecimento tecnológico vida social sem regras morais firmes, a Palavra de Deus tem sido desprezada e os pastores onde isto acontece com mais intensidade serão desprezados principalmente se forem homens de simples estudo na área secular,,
Mas enfim e necessário que haja pastores em todas as regiões do mundo e que sejam bem informados também sobre todas estas questões que o mundo em seus conhecimentos modernos se envolvem.
Hoje muitos pastores de formação de ensinos fundamentais ou médios já não são aceitos nas igrejas, das grandes cidades, seriam muitos úteis nas regiões do interior onde a cultura do povo é simples ou de roça, mas alguns não vão, por causa da família ou por que não querem sair de sua área de conforto.
Muitos pastores estudados e formados em faculdades renomadas estão sem ministério por quê? Não recebem os salários dignos, simplesmente muitos não querem mais pagar os pastores isto por motivos que se frustraram com alguns e porque ou se acham bem instruídos achando que não precisam de instruções pastorais.
Hoje muitos pastores estão cuidando mais da doutrina que aprenderam e se guardando das heresias porque varias denominações estão perdendo o foco da Palavra de Deus .
(I Timóteo 4:16) - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Há uma enorme quantidade de pastores sem ministérios ordenados para nada, pois não tem ministérios, e se for este o motivo que os órgãos que fazem concílios tem, um propósito de não mais aumentarem os pastores, por este motivo é justo, porem deve se explicar a realidade, mas se for para evitar a concorrência entre eles, está errado pois devem deixar que as igrejas decidam sobre seu pastor porem se a igreja não se importa com a sã doutrina também poderá fazer mal a si mesma .
Também é verdade que muitos querem serem ordenados para ficar na zona de conforto em suas igrejas e não estão dispostos a irem para as áreas do interior do país, ou mesmo em áreas de carência e pobreza sendo assim
Também os pastores de uma ordem, que só querem ficar em áreas de conforto, devem deixar a hipocrisia e assumirem que não querem ir para o campo onde forem enviados por não estarem disposto a passarem privações ou não ter condições convictas para isto.
Enfim está é uma realidade que tantos os cristãos enfrentam como aquele que é candidato ao ministério pastoral ou pastores já ordenados. se caso quiser fazer sua critica é compreensível , mas saiba abrir mais denominações em centros urbanos e só aumentar as confusões denominacionais e alguns só faz explorar as pessoas para um ideal fútil e sem objetivoque não pertence ao reino de Deus
. Ministérios e ministérios isto não é a solução. "Só trará mais confusões entre lideres e lideres cristãos e cristãos"
o certo é valorizar a Palavra de Deus independente de denominaçao espalhar a sã doutrina de formas escrita pregada e publica em varios locais e oportunidade que surgirem , isto para alertar os fieis que se acham tontos com tantas aguas turvas jogadas sobre eles , busquemos a Agua pura e verdadeira .
A Palavra do Deus altissimo Nosso Senhor Jesus Cristo.
amem.