Um toque de sabedoria.

Por JOAQUIM SATURNINO DA SILVA | 06/02/2010 | Crônicas

Um toque de sabedoria.

É maravilhoso ver pessoas que, possuindo a maior autoridade e conhecimento na sua área, tem a gentileza nas palavras e o respeito ao outro, qualquer que seja ele.

Esse toque de sabedoria que emana da simplicidade, do amor à vida, é sempre admirável. São as pessoas fáceis de amar, ou seja, é mais forte que nós o impulso em admirá-las. Mesmo que resistamos, dedicaremos um amor de alma para alma, cheio de reverência. Estaremos subjugados pela autoridade conquistada, jamais imposta.

Por outro lado, é muito triste encontrarmo-nos com pessoas que se imaginam “grávidas do rei”.   Aprenderam um pouco, mas já se julgam sabedoras de tudo.  Julgam e condenam, esquecidas das sujeiras embaixo de seu tapete. São os “donos” de uma autoridade imposta. Impostora!

Deveriam aprender com aqueles que possuem o toque de sabedoria, que lhes faz caminhar com segurança. E mesmo com a auto-estima na estratosfera, embora exercitem a humildade sem acreditar em modéstia, igualmente, não se esquecem  daqueles que, ainda, estão a meio caminho.

Não existem pessoas melhores que outras. Existem pessoas que fazem um esforço incrível, para serem piores que as outras. Entre estas estão os arrogantes. Na mesma escala qualitativa dos criminosos, cujo respeito pela vida é alguma coisa abaixo de zero.

Ser humilde, nada tem a ver com humilhar-se. Sabedoria, é descobrir que sempre estamos aprendendo. E viver, finalmente, é saber respeitar a vida em todas as suas manifestações.