Um reforço fora da escola de idiomas!

Por Park Idiomas Franchising | 26/07/2012 | Cursos

Dentro da escola de idiomas, um amigo inseparável é a gramática, mas fora dela, na prática, existe a gramática de uso. Isso mesmo. Normalmente quando se aprende a língua nativa, no nosso caso o português, temos a gramática que nos ensina todas as regras que envolvem a língua. Com outros idiomas não é diferente. Porém, no dia a dia, essa gramática não é aplicada 100%. Podemos falar corretamente, mas de maneira menos formal. Inclusive, a língua falada, pode ser bastante diferente da aprendida.

Por isso, existe a gramática de uso. Nela é possível consultar dúvidas do dia a dia. Ela é simples e de fácil uso. O objetivo principal é mostrar o uso real da língua. De um lado a gramática convencional traz regras, significados, colocações corretas, definições e termos técnicos. Do outro, a gramática de uso prioriza a fala, é posto como os nativos do idioma a usam no cotidiano.

Ela tem sido muito adotada fora do Brasil, aqui, os professores de escolas de idiomas, inclusive da língua portuguesa, têm certo receio em usá-la e, dessa forma, desestimular o aprendizado correto dos termos e suas definições. Já outros, pensam que o importante é aprender a falar de forma fácil, sem se prender às definições.

Escola de idiomas já adota à praticidade

Se para a prática a gramática de uso é ideal, já que você pode recorrê-la para consultas rápidas, dentro da escola de idiomas ela já está sendo adotada para o ensino. Assim, dúvidas frequentes, podem ser solucionadas com mais facilidade. Por exemplo, uma grande dúvida constante é quando usar o for e o to, no inglês, que teriam mais ou menos o mesmo significado de “para”, apesar de serem usados em várias situações. Na gramática de uso, a orientação para você saber qual das duas usar é observar as palavras que estão ao lado e formam a frase. Por isso, nela é aconselhado aprender as expressões, e não o porquê de TO ser nessa situação e FOR naquela.

O importante é deixar o aluno à vontade e expor a ele os vários tipos de ensino, assim ele pode se adaptar àquele que mais lhe agrada e que lhe permita evoluir na língua. Existem várias escolas de idiomas que se preocupam com a diversidade de metodologia e oferecem cursos diferentes para cada necessidade.