Um Plano de Vôo Para o Futuro

Por Ricardo Lopes | 18/12/2008 | Sociedade

Muitos jovens trazem consigo o sonho de se tornarem um profissional ligado à aviação, principalmente, ser um piloto de linha aérea comercial, pois o setor da aviação é uma das áreas que mais refletem profissionais de sucesso e estabilidade financeira.

Ser um piloto de linha aérea (PLA), é o topo da carreira de um piloto de avião. O certificado de piloto de linha aérea é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e permite voar nos aviões comerciais das grandes companhias aéreas, como a Varig e a Tam.

Para se tornar um Piloto Civil:

O cargo de piloto é o mais cobiçado na aviação comercial, o status e a falta de rotina que a profissão proporciona chama a atenção dos jovens, porém muitas revistas e sites de profissões não colocam com clareza como se tornar um piloto de aviões comerciais. A seguir estão listados os cursos para ingressar na aviação civil como piloto.

  • Curso de Piloto Privado;
  • Curso de Piloto Comercial;
  • Curso de Piloto de Linha Aérea;
  • Faculdade de Ciências Aeronáuticas.

A Aviação civil é qualquer utilização não-militar da aviação, seja ela comercial ou privada. Ela se divide basicamente em duas categorias:

  • Transporte aéreo, que abrange todas as operações de transporte comercial de passageiros e de cargas; e
  • Aviação geral, que abrange todas as outras operações de vôo, comerciais ou privadas. Nesta categoria, estão incluídas a aviação agrícola, a experimental, a desportiva, a executiva, o táxi aéreo, aerofotogrametria, transporte de cargas externas, entre muitos outros exemplos.

Enquanto o transporte aéreo comercial é responsável por um grande número de passageiros transportados, a aviação geral se caracteriza pela grande quantidade de vôos (pousos e decolagens).

Para se tornar piloto militar:

No Brasil, para se conseguir acesso à aviação militar, o interessado deve procurar a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), e realizar concurso público de âmbito nacional. Além da AFA, o interessado que não concluiu o ensino médio pode realizar concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena –M.G.

Quem é a autoridade de Aviação Civil no Brasil?

A maioria dos países são membros da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI ou ICAO) e eles trabalham coletivamente para definir normas e práticas comuns a todos, visando o desenvolvimento do transporte aéreo internacional de forma segura e eficiente. Para isso, estes países estabelecem órgãos governamentais (comumentemente conhecidos como autoridades de aviação civil) para assegurar a implantação de tais normas e práticas. No Brasil, este órgão é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e em Portugal, é o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Basicamente, uma autoridade de aviação civil deve atuar em:

  • Licenças de pessoal — regulação sobre treinamento e emissão de licenças de piloto, de comissário de bordo, mecânico de manutenção, controlador de tráfego aéreo, despachante operacional, etc.
  • Operações de vôo — regulação sobre os operadores comerciais.
  • Aeronavegabilidade — regulação sobre a segurança das aeronaves (projeto, fabricação e manutenção), incluindo a emissão de certificados de matrícula e de aeronavegabilidade.
  • Aeródromos — projeto e construção de aeródromos (aeroportos, heliportos, helipontos, pista de pouso).
  • Serviços de tráfego aéreo — gestão do espaço aéreo do país.

A EWM Aviation Ground School, transforma o sonho de muitos jovens em realidade: ser um piloto de linha aéreas. Esta escola de aviação foi homologada em 1980 pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), atual Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sob a direção do Comandante Felippe Wagner, e está localizada na cidade de São Paulo. Desde então, vem formando profissionais reconhecidos e requisitados pelas principais companhias aéreas do Brasil e do mundo. Também ministram palestras gratuitas sobre os nossos cursos.

Homologada também pela ANAC, como CENTRO DE TREINAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL, a EWM possui os mais diversos tipos de treinamentos teóricos e práticos, entre FORMAÇÃO e QUALIFICAÇÃO de Pilotos, Assistentes de Bordo, Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (Módulos Básico, GMP, Célula e Aviônicos), Despachantes Operacionais de Vôo, Agentes de Aeroporto, dentre outros. Também dispõem de treinamentos especiais como Cargas e Materiais Perigosos, Emergências Gerais, Sobrevivência na Selva e no Mar, Combate à Incêndio, Tráfego Aéreo Internacional, CRM, Vôo por Instrumentos em Simuladores de Vôo, Inglês Técnico, Padronização de Operações, Gestão Empresarial e Gestão Aeroportuária.

Para mais informações, acesse o site www.ewm.com.br.

Agência Brazil Comunicação - Tel. (11) 3227-5578 – www.agenciabrazil.com