Um Estudo Sobre A Educação
Por Erynat FERNANDES | 27/08/2008 | EducaçãoComo leiga busco aprimorar meus conhecimentos, lento, questionando, busco escrever um artigo que consiga ser assimilados por todos não somente por indivíduos com "educados".
Apos algumas leituras vem à inquietação, o que realmente, vem a ser a educação, uma palavra tão simples, mais com um contexto empregado de significado. Educação- segundo o dicionário "Silveira Bueno", seria ter boas maneiras; polidez, já para os professores seria formar cidadãos que aprendam a aprender, já no olhar dos políticos educação, seria o meio de subjugar os indivíduos, sistematizando o aprendizado, em valor dos seus ineteresses. O que é certo é que a educação se faz necessário, o que o individuo precisa é ter uma visão cada vez mais empreendedora e vendo-se como agente transformador
O conhecimento enfocado a partir da localização histórica de sua produção e o perceber como provisório e relativo. O conhecimento não se produz ao acaso e sim a partir da necessidade e contradições humanas e sociais. O aprender seria o estimular a analise, a capacidade de compor e recompor dados, coloca-se contraria a simples repetição, valorizando as habilidades intelectuais de compreensão e interpretação do que já foi dito, valorizando o pensamento divergente por ser condição de criatividade. A escola não é estática, esta sempre em transformação influenciada pela conjuntura política do seu momento. A insatisfação com a educação brasileira é uma certeza, contudo um setor culpa o outro pelo fracasso escolar, o governo que passa responsabilidade para os municípios e os mesmos para prefeituras, que transfere para as escolas, e as escolas maus estruturadas se justificam atribuindo a culpa para os professores que não conseguem se aperfeiçoarem. Assim a massificação os entraves educacionais vão se arrolando sem ter uma efetiva resolução dos problemas.