VOCÊ PRECISA FAZER ISSO

Por Jeane Katia dos Santos Silva | 21/05/2024 | Bíblia

Em 01/05/2024

UM CONVITE AO AUTOEXAME / Por Jeane Kátia 

 

Vida cristã exige de nós um constante autoexame: "Eu, Kátia, estou colocando Deus acima de todas as coisas em minha vida? Estou colocando Ele acima das minhas vontades? Quais áreas da minha vida precisam ser transformadas? Estou dando lugar ao Espírito Santo para que aja em mim me convencendo do pecado e da justiça e do juízo? Estou dando ao Espírito Santo lugar para que faça acontecer em mim as mudanças necessárias? Estou incorrendo no erro de confundir vida cristã com religiosidade?", devo me perguntar cônscia que vida cristã não se resume em cumprir a agenda de uma placa denominacional que nada mais é do que lugar onde a Igreja se reúne. É importante? Sim. Mas não se resume nisso.

 

Feito esse autoexame, se constato que não estou, então não estou amando a Deus acima de todas coisas e, assim agindo, estou quebrando o maior e mais importante de todos os mandamentos: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e com toda a tua alma".  

 

"Estreito e apertado é o caminho que conduz à salvação", disse Jesus. É estreito e apertado porque envolve renúncia. Renúncia do eu e das minhas vontades para em tudo me submeter à Vontade do Pai que é Boa, Perfeita e Agradável e imensuravelmente melhor do que as nossas vontades.

 

O fato é que temos a tendência de querer que seja do nosso jeito e, fazendo isso, passamos por dores que Deus não quis que passássemos, mas as permitiu como consequência de nossas escolhas. Alguém acertadamente disse: "Nós somos livres para fazer escolhas, mas somos escravos das consequências que delas advém".

 

Vida cristã em que Deus não esteja no centro de nossas vidas não é vida cristã! É religiosidade! O religioso sincero engana a si mesmo e isso acontece porque ele não se submete a um constante autoexame. Pelo que a Bíblia nos diz em  2 Coríntios 13:5 -  "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.".

 

Taí um autoexame muito necessário, até porque isso aqui é passageiro e um dia teremos que prestar contas a Deus. Quando olho para dentro de mim nesse autoexame, percebo que há muito em mim a ser transformado, mas essa transformação jamais acontecerá se não houver de minha parte uma submissão voluntária à Vontade de Deus. "Negar-se a si mesmo e seguir a Cristo" é requisito imprescindível para que sejamos discípulos de Cristo. Sem isso não somos! E quem afirma isso é o próprio Jesus. Abrir mão de nossas próprias vontades, entende?

 

Que nAquele Dia possamos estar dentre aqueles que ouvirão de Jesus: "Vinde benditos de meu Pai possuir por herança o Reino que vos está preparados desde a fundação do mundo.".

 

Está claro nas Sagradas Escrituras que Jesus dar àqueles que nEle crer a certeza de vida eterna. E isso fica claro em Suas Palavras registradas em João 3:16 e essa é apenas uma das  passagens bíblicas que deixa isso claro.

 

Pelo que a Bíblia também nos diz: 

 

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

 

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

 

 1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 21 Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

 

Deixo aqui esta mensagem para A MINHA e a vossa reflexão.