UM CONSELHO AO LEVANTAR PELA MANHÃ

Por Luciano Machado | 31/08/2011 | Crônicas

AO LEVANTAR PELA MANHÃ

Uma das coisas que aprendi com minha mãe e com a minha avó foi sobre o ato de levantar da cama pela manhã, principalmente no inverno, devendo acordar sempre meia hora antes de se levantar, e ir retirando as cobertas devagar, até que a temperatura do corpo se iguale à temperatura do ambiente.

Isto ajuda a pessoa a se proteger de choques térmicos, de resfriados, de hipertensão, de cistites, problemas renais, espasmos, torcicolos e outros males, derivados do ato de alguém se levantar abruptamente, com o corpo ainda quente, e pegar frio.

É claro, estou falando de modo geral, para as pessoas que não possuam ar condicionado nem outros meios de calefação em suas casas.

Eu particularmente não tenho ar condicionado onde moro. Tenho apenas uma estufa, que ligo quando está muito frio, mas desligo uns quinze ou vinte minutos antes de me deitar ou de sair pra rua.

Outra razão para se levantar devagar é a possibilidade, para as pessoas que tem problemas de angina ou de coluna, de sofrer algum abalo ou desconforto.

Eu me lembro de quando estava no exército, aos dezenove anos, e quem serviu nas forças armadas sabe disso, que tínhamos que pular de nossos beliches às seis da manhã, em pleno inverno, despir o nosso abrigo, vestir calção e camiseta, e simplesmente, assim vestidos, com tamancos de madeira, atravessar o pátio do quartel, diagonalmente, numa distância de 150 metros, até a outra extremidade do recinto, onde estavam os chuveiros de nossa bateria, e lá tomarmos um banho de chuveiro com água fria diariamente.

Nossos organismos, é claro, estavam acostumados a essa disciplina diária, e isso, mais o exercício físico, nos protegia de quaisquer males.

Durante algum tempo, depois que saí do quartel, tomei banho frio. Mas depois passei a cuidar mais da minha saúde e a seguir, ao me levantar pela manhã, o conselho da minha mãe e da minha avó.

Portanto, meu amigo, minha amiga, se você não tem ar condicionado em sua residência, lhe aconselho a seguir aquela recomendação: no inverno acorde meia hora antes de se levantar, retire aos poucos as cobertas, até ficar tapado (a) apenas com um lençol, alongue pernas e braços num espreguiçamento natural, e então se levante, coloque um chinelo, faça um ligeiro exercício de aquecimento, beba três ou quatro copos de água e vá tranquilamente escovar os dentes ou tomar seu banho matinal sem nenhum problema.

Luciano Machado