Um Blond Para Chamar De Seu
Por Milliana Henrique Devilla | 12/11/2008 | ResumosUNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COSMETOLOGIA E ESTÉTICA
DISCIPLINA DE COLORIMETRIA
MILLIANA HENRIQUE DEVILLA¹
¹EsteticistaFacialeCorporal- Serviço NacionalDe Aprendizagem Comercial – SENAC-Florianópolis-SC.
¹Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética – Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI-Florianópolis-SC.
RESENHA CRÍTICA DE ARTIGO
Um blond para chamar de seu
1 REFERÊNCIA
Cabelos&Cia – Setembro 2008.
2 TÍTULO DA OBRA
O artigo refere-se sobre como conseguir o tom perfeito, ou seja, como conquistar a cor tão desejada por 47% das consumidoras de tintas e tonalizantes para os cabelos no Brasil: o tão sonhado louro!
Mas para a realização deste sonho, deve-se saber se o tom de louro combina com o tom de pele e se ainda não bastasse, deve-se calcular o custo médio mensal dos cuidados para manter a cor e a saúde dos fios louros, pois, para peles esverdeadas (árabe), deve-se evitar o dourado, dá pouco contraste; para peles amarelas (orientais), deve-se evitar o acinzentado, pois deixa o rosto "lavado"; para peles negras, deve-se evitar o louro, contrasta demais e por último as peles brancas, deve-se evitar o acinzentado, pois envelhece.
A cor do cabelo tem o poder de valorizar os olhos, a pele, proporciona um visual moderno, sensual e glamouroso, mas para conseguir esse tom sonhado, deve-se ficar atento a cuidados essenciais, como: saber que existe um louro para cada tom de pele; que química sobre química tem o poder de quebrar os fios, cabelos com alisamentos ou permanentes não devem submeter-se a esse tipo de mudança; que deve-se chegar à cor aos poucos, com procedimentos como a balayage; cuidar com os pigmentos indesejáveis, como vermelho e dourado, o melhor, segundo Roger Lluzas, é ir fazendo mechas e matizando por um período mínimo de seis meses; que deve-se descolorir a parcialmente os cabelos fazendo mechas ou luzes e cuidar do processo pois, de acordo com Gi Quintino, muitas vezes o que danifica os fios não é a descoloração em si, mas ultrapassar o tempo do produto no cabelo; verificar as volumagens da água oxigenada, elas devem ser aplicadas de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado: de 10 a 20 volumes pré-pigmentação e pigmentação; de 30 a 40 descoloração, decapagem e abertura de tons.
Após todos os processos citados acima, não pode-se esquecer dos cuidados pós-coloração, pois eles garantem uma durabilidade maior da cor e ao mesmo tempo hidratam, dando mais vida e brilho aos cabelos.
Existem tratamentos para serem feitos no cabeleireiro a base de silicones, proteínas, aminoácidos e vitaminas que reestruturam os fios, devolvendo a emoliência e intensificam a cor. Mas as consumidoras podem também optar pela conservação em casa, pois o mercado hoje está em grande crescimento e proporciona uma gama de produtos home care, linhas de xampus e condicionadores leave-in de manutenção e proteção dos fios coloridos, sem corantes e sal, com proteção UVA e UVB que evitam o desbotamento.
Portanto, não existem desculpas para as mulheres brasileiras não optarem pela coloração, claro, respeitando as mulheres que preferem dar manutenção e atenção aos fios naturais, uma vez que a tendência para 2009 são tons com aparência natural, como mel ouro, marrom neutro e bronze, passando pelo pêssego, mechas naturais e mescladas com até três tons, todos os tons estarão na moda! Mas não deve-se esquecer: o que realmente vale é o que faz você sentir-se bem, bonita e feliz, seja loura, ruiva, morena ou azul! Viva a diferença!