Turismo: Rota dos Campos de Cima da Serra / RS

Por Darni Pillar Bagolin | 31/08/2010 | Sociedade


Dos seus municípios, que a representam estão, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos e Vacaria. Todas de exuberante natureza e reservas ecológicas.
A maior parte gaúcha e mais alta do Planalto, possui, uma natureza sem igual por aqui, mas para um melhor planejamento de viagem é bom anotar aí, programe com antecedência a sua ida, à noite, não caminhe sozinho, devido ao forte nevoeiro, procure os guias especialistas na região, as solas dos tênis ou botas devem ser ultra macios e antiderrapantes, se for de carro, nunca se esqueça de levar mantimentos dentro do automóvel, levar muito agasalho no outono e inverno, e é bom também levar sacos para o lixo, pois saiba que por estas bandas, o "lixo-cidade" não cola!
Na época de verão, você pode curtir os rodeios de Jaquirana e Bom Jesus, o Natal nativista de São Chico, carinhosamente apelidada em São Francisco de Paula, a semana do município em Cambará, rodeios em São José dos Ausentes e Vacaria, e mais, um a cada mês em Cambará. Nossa Senhora do Caravaggio em Cambará do Sul, e festa do pinhão em São Chico. No inverno, as festas juninas, campeonato de laço, procissões, cavalgada ao Aparados da Serra e o Ronco do Bugio em São Francisco. E pela primavera, a semana Farroupilha, o festival O canto da Cigarra em Jaquirana, a gigantesca cavalgada da Semana Farroupilha, os bailes dos casais e a Festa de São Cristóvão em Cambará.
Você terá à disponibilidade, diversas pousadas, hotéis e campings, conhecer seu turismo histórico, as edificações de pedra e madeira, as antigas pontes, antigas sesmarias, vestígios dos índios caingangues, fazendas de estilo colonial português, e por Cambará a capital do mel, conhecer os Reflorestamentos da Unidos S/A.
As viagens tornam-se comuns a cavalo, ver os Lobos-Guará, inúmeras trilhas, aves e o puma americano, além das muitas araucárias. Também são disponibilizados cursos de astronomia, pássaros e floresta nativa, alem do belo cultivo das maçãs que se pode olhar bem de perto. Dentre algumas atrações naturais estão a Pedra do Segredo em Cambará, a Cascata do Canyon da Fortaleza, canyon com profundos 700 metros. São Francisco de Paula oferece dentre seus maiores atrativos, a floresta nacional do IBAMA, o "Camargo", café preto com leite ordenhado na hora, churrasco assado na vala e a paçoca de pinhão com carne.
Cambará do Sul, oferece seus eventos gaudérios, os canyons do Itaimbezinho, a Fortaleza Malacara, dentre todos o maior do Brasil, e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
Jaquirana proporciona na sua mistura étnica de portugueses, italianos, alemães e poloneses, atrativos como o mirante da deslumbrante vista dos campos de cima da Serra, uma antiga queijaria e seu Campanário de madeira.
São José dos Ausentes tem muita coisa, como os dados, por exemplo, é o município mais frio e alto do estado, e seu Monte Negro, culminante, de 1403 metros, quedas d?água, pesca esportiva de trutas, rodeios crioulos, churrasco de galpão e seu famoso queijo serrano, alem das Invernadas de Pedras.
Bom Jesus nos mostra a história dos farrapos, onde passaram Anita Garibaldi e Bento Gonçalves, a prática do trakking, canoying e rappel, a segunda produtora de maçãs do estado, construções dos anos 50, peças de tricô, crochê, churrasco de ovelha, tortéis e geléias caseiras.
Monte Alegre dos Campos, com sua natureza intocável, rios cristalinos, apresenta o cultivo de maçãs, pêra, uva e pêssego, o Penhasco dos Macacos Brancos, o Fervedor, onde águas fervem ao cair num poço natural e o Cemitério de colonização italiana.
Por fim, Vacaria, com seu Rodeio Crioulo Internacional, maior produtor de maçãs do estado, caminho dos tropeiros, a Casa do Povo, única obra de Oscar Niemayer por aqui, e o queijo Grana Padano, milenar tradição italiana.