Troca de presentes de Natal é a nova tendência em sites de classificados
Por Afixaqui.pt | 06/01/2015 | AdmA troca superou a venda
Terminada a época de Natal, das compras de última hora e da troca de presentes, alguns utilizadores utilizaram sites de classificados como o Afixaqui.pt para trocar presentes indesejados, uma tendência que aumentou em relação a 2013.
Logo após o período de Natal, no Boxing Day, e até ao início de janeiro, a tendência do site de classificados português foi o crescimento dos anúncios para troca, que aumentaram 21%.
A maioria dos presentes para trocar foram publicados nas secções Livros (30%), DVD´s (25%), jogos de vídeo (15%), Vestuário (15%) e Hi-tech (10%).
Alguns usuários do Afixaqui.pt confessaram que é mais fácil trocar presentes em vez de os vender, e que se sentiram menos “mal” em receber um objecto equivalente que lhes agrada, em vez de trocarem os presentes por dinheiro.
Ainda segundo os utilizadores entrevistados, é mais fácil trocar um item num site de classificados do que enfrentar filas em superfícies comerciais.
A moralidade da troca
Questionados sobre esta nova tendência, alguns dos utilizadores afirmaram que esta prática parece desrespeitosa para com o Natal, época tipicamente de fraternidade, partilha e troca de “lembranças” entre família e amigos.
O certo é que a tendência aumentou este ano e parece entrar nos costumes do portugueses. Durante o Natal, o Afixaqui.pt viu também aumentar a partilha pública de anúncios nas redes sociais, o que revela ainda mais desinibição dos portugueses em trocar os seus presentes “indesejados”.
Ainda na área das trocas, mas já fora da época natalícia, encontramos alguns anúncios de troca no mínimo curiosos como o exemplo de utilizador que troca um tractor por um rebanho de ovelhas.
O Afixaqui.pt está no ar há apenas um ano, mas já é o site de classificados com mais anúncios em Portugal, cerca de 3 milhões. Para troca encontramos actualmente 950 anúncios.
É o único totalmente gratuito que disponibiliza uma Loja Virtual para os vendedores particulares ou profissionais.