Três Elementos Vitais da Existência

Por Romeu Willers | 02/08/2011 | Psicologia

Três elementos o homem precisa em sua vida. Significado engajamento e prazer. O significado procura-se no místico. Eu comparo o pensamento místico transcendental ao óleo dois tempos que colocamos no combustivel de motores dois tempos. Deve ser bem dosado. Se colocarmos demais o motor só produz fumaceira e não rende. Se não tiver o óleo o motor trabalha por um tempo, rende que é uma barbaridade. Mas chega hora que tranca tudo e e o motor arrebenta. Essa é a vida sem Deus.
Engajamento é ação que tem origem na vontade e no desejo e nos anseios. A maior parte dos sofrimentos tem origem no anseio ignorante. Não se conhece não se tem curiosidade de entender as coisas além de sua forma. Se deseja somente o banal.
E o prazer esse é um tema muito controverso . Epicuro um filosofo clássico disse que a vida é busca do prazer e uma fuga da dor. Mas ele foi prudente, disse que o individuo não deveria se deixar inundar pelo desejo.. Mas daí vieram o estóicos, Zinão e Seneca e disseram a vida é sofrimento. Os budistas também adotam esse pensamento mas apontam o caminhos e princípios para escapar desse sofrimento. Principio da compaixão e o caminho do meio. Que o Epicurismo era "comer, copular e defecar" anos e anos os dois grupos filosóficos travaram batalhas com palavras inúteis que traziam a tona velhos ódios que deveriam a tempo ser esquecidos. O Epicurismo não tem nada haver com nosso hedonismo moderno. Dizia que Epicuro gostava de comer queijo, na epoca uma regalia, mas nada que comprometesse sua qualidade de vida. Discutir o que é mais importante se é a Dor ou o sofrimento é mais ou menos que querer saber se é cateto ou a hipotenusa mais importante na configuração de uma figura geometrica. O caminho da felicidade é o reconhecimento do sofrimento. São opostos que não tem como separar. O prazer tem a sua face mortífera. Mas seu lado salvador. A sociedade se atira nos prazeres do sentido, comer, beber , sexual pode virar compulsão e transformar-se em dor. A droga é exemplo típico de atalho para o prazer. Os americanos tem um pr