Três Coisas Que Você Precisa Saber Antes De Virar Patrão

Por Raphael Di Souza | 22/04/2009 | Adm

http://www.trabalheemcasaoverdadeiro.com.br/1053624/

http://felicidadefinanceira.blogspot.com/


Segurança? Onde?

Também há muita insegurança na vida corporativa. Por mais que haja direitos trabalhistas, no limite, são todos temporários. Cedo ou tarde, seguro desemprego e fundo de garantia acabam. Já o estilo de vida frila pode ensinar a arte do planejamento financeiro. A incerteza contínua ajuda prestar mais atenção nos gastos. Você começa a eliminar “vazamentos” na conta bancária.

Mas, se dinheiro não é a principal questão, qual é o problema, afinal? São três.

A santíssima trindade

1. A falta de disciplina. Sem ela, você troca seu patrão físico pelo psicológico. Suas finanças vão para o buraco, você escolhe clientes que só dão problema e se enrola na procrastinação. Até família e saúde ficam comprometidas.

Discilpina é a qualidade chave para ser um frila feliz. E ela pode dar prazer ou ser encarada como superação de desafios - coisa que os atletas já sabem há milênios.

2. O excesso de expectativa. Muitos frilas querem ganhar dinheiro e ter os melhores clientes logo nos primeiros meses de atividade. Geralmente, não funciona assim.

No começo, muito dinheiro vai para impostos. Muito tempo é gasto com burocracia. E muita energia é desperdiçada até que você crie um sistema de seleção natural para evitar clientes problemáticos e caloteiros.

Passada a fase inicial de adaptação, ainda é preciso contar com crises econômicas, variações em preços de equipamentos etc. O bom frila mantém sempre algum estoque de dinheiro, recursos e jogo de cintura para épocas difíceis.

3. O governo. Esse é um obstáculo em vários níveis. Da burocracia aos impostos. Às vezes aparecem taxas malucas que você nunca sabe exatamente para que servem - por exemplo: meu escritório fica no laptop, mas, mesmo assim, pago taxa de fiscalização de estabelecimento comercial.

Obviamente, as regras também atingem as empresas para as quais você presta serviços. Cedo ou tarde, você terá que se adaptar ao jeito como estas lidam com o governo. É o que eu chamo múltiplas camadas de regras.

E daí?

Se você é do tipo apressadinho, já deve estar se perguntando: “e aí, vale a pena ou não ser fila?”

Só você vai poder decidir. Para mim, a resposta é sim. Mas, como se diz por aí, cada um no seu quadrado.

PS - Vocês pediram e aí vai. Posts regulares sobre a vida de frila. Semana que vem deve haver mais.


http://felicidadefinanceira.blogspot.com/
http://www.trabalheemcasaoverdadeiro.com.br/1053624/