TRAUMAS EMOCIONAIS

Por EVERTON VICENTE MARCILIO | 31/01/2010 | Psicologia

TRAUMAS EMOCIONAIS

 

 

Os traumas emocionais produziram nossa insegurança e medo. Para superá-los, precisamos aprender sobre eles. As emoções também nos ajudam a amadurecer espiritualmente e a crescer. Eu digo sempre “Não há nenhum guerreiro sem guerra”.

Quantas vezes dizemos muito rapidamente ”Não quero falar sobre isso!” quando alguém começa a falar sobre algo que atinge nossa dor emocional passada? É o mesmo que dizer “Não quero tratar da minha emoção relacionada a isso!”. Isto eventualmente vai acarretar resultados negativos se não tratarmos com o mesmo cuidado que temos com qualquer doença física. A solução para o bloqueio emocional é reconhecer a emoção e liberá-la.

 

AS EVIDÊNCIAS

 

Quais são essas doenças emocionas?

 

O perfeccionismo (sintomas)

O perfeccionismo é o problema emocional mais aflitivo.

O que é perfeccionismo? Como é mais fácil descrever do que definir, desejo expor aqui alguns de seus sintomas

1.    A tirania dos deveres .a principal característica deste mal é uma sensação constante de que nunca se esta agindo da melhor maneira possível, nunca se esta sendo o melhor possível. Esta sensação afeta todas as áreas de nossa vida.

Algumas das frases típicas são:

° Devo melhorar

° Devia ter feito melhor.

° devo ser capaz de melhorar.

 

Complexo de perfeccionismo:

 

Trata se de um sentimento interior de insatisfação.Não consigo fazer nada.Nunca faço nada direito.não consigo satisfazer nem a mim mesmo,nem aos outros,este tipo de pessoa esta sempre procurando alguma coisa, sempre lutando,e geralmente carrega uma sensação de culpa sempre impelida pelo que sente ser seu dever.

Devo ser capaz de fazer isso devo ser capaz de fazer aquilo. Tenho que melhorar. Esta sempre tentando subir, mas nunca chega ao topo.

Os três verbos prediletos do perfeccionismo são,(poderia ter,deveria ter,e teria)

 

Sentimento de desvalor

 

Uma das mais comuns é um profundo sentimento de desvalor,uma perene sensação de ansiedade,incapacidade e inferioridade,uma vozinha interior que vive a repetir:

Não presto para nada.tudo que faço dá errado.

São pessoas que se sentem incapacitada para fazer as coisas nunca planeja nada pór que só de pensar em planejar já esta contando com a derrota e nunca se acha capaz de fazer nada esta sempre ouvindo uma vozinha que esta sempre a dizer não faça isto pois não vai dar certo para você,você não é capais de fazer isto é melhor-

você voltar você será envergonhado este é um sentimento que leva as pessoas a se acharem incapazes de realizar qualquer coisa por este motivo temos pessoas que esta parada não consegue sair do lugar ela trais com sigo uma insegurança que a prende é como se ela estivesse com suas mãos e pés atados ou acorrentados e ela não tem a chave para se libertar, são pessoas que tem medo de participar do jogo não gosta de competir com ninguém por que se acha incapaz de ganhar e prefere ficar de fora.

 

COLAPSO NERVOSO - SEUS SINTÔMAS;

A palavra “nervosa” em colapso nervoso implica ansiedade ou pânico. While it is true that prolonged panic or numerous anxiety attacks can lead to a nervous breakdown, significant depression is also a common cause. Embora seja verdade que o pânico prolongado ou crises de ansiedade numerosas podem levar a um colapso nervoso, depressão significativa é também uma causa comum. There are other simple reasons why a person might have a nervous breakdown. Há outras razões simples pelas quais uma pessoa pode ter um colapso nervoso. People dealing with significant grief, losing a long held job, failing in school, going through divorce, caring for someone with a lengthy illness could suffer a nervous breakdown without adequate support. Pessoas que lidam com a dor significativa, perdendo um longo trabalho realizado, não na escola, atravessando o divórcio, a cuidar de alguém com uma doença prolongada poderiam sofrer um colapso nervoso, sem apoio adequado. The strong emotions that can arise during any of these situations can cause emotional response that seems too much to bear. A forte emoção que podem surgir em qualquer uma destas situações pode causar reação emocional que parece demais para suportar.

Though the nervous breakdown is often described as sudden and acute, it usually is not. Embora o colapso nervoso é freqüentemente descrito como súbita e aguda, que normalmente não é. Stress builds and when people don't get help in the early stages of stressful situations, their panic or depression may rise. Stress constrói e quando as pessoas não obter ajuda nos primeiros estágios de situações estressantes, seu pânico ou depressão pode aumentar. The person who lost a job, for instance, may have undergone many months of rumored layoffs, or a sense that a job is tenuous. A pessoa que perdeu o emprego, por exemplo, podem ter sido objecto de muitos meses de rumores de demissões, ou a sensação de que um trabalho é tênue. When the job is lost, stress may seem completely overwhelming. Quando o trabalho é perdido, o stress pode parecer completamente oprimindo

Stress

Stress acontece quando nosso organismo responde a determinado estímulos que para ele representa circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para lidar com esta situação o corpo reage e ativa a produção de alguns hormônios, dentre eles a adrenalina. Ficamos em “estado de alerta” e preparado para reagir. Em questão de segundos os hormônios são espalhados por todas as células de nosso corpo, deixando nossa respiração e os batimentos cardíacos mais rápidos, dentre outros sintomas. Logo ficando calmo o corpo reage e volta ao seu estado normal.

·         Algumas das principais e mais comuns causas do Stress são: Insegurança, Correria, Problemas Profissionais, Problemas Familiares, Problemas Financeiros, Doenças

·         Sintomas e Sinais de Stress

·         Os sintomas podem aparecer sob diversas formas: mentais, físicas e sociais, alguns dos sintomas do stress são;

·         Cansaço; Dores de Cabeça; Comportamentos compulsivos; Álcool, Drogas, etc;

Concentração e memória fraca; Insônia, Sonolência, Perda ou Aumento do Apetite, Frustrações;

Dicas para lidar e precauções com o Stress

Saia para dançar, namorar, fazer esportes, ir ao cinema, Mude seus hábitos; Deite mais cedo, durma mais, fume e beba menos; Se divirta; Viaje, tire férias, curta a família.

O mais importante é viver a vida, e não levar as coisas tão a sério, seja feliz e aproveite!

Ansiedade

 

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico. Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.

 

Como controlar a ansiedade?
Quando você se sentir ansioso por razões obscuras, pare e pense com crítica. O primeiro passa para assumir o controle de situações que causam ansiedade é perguntar a si mesmo do que está com medo. Fazer essa indagação amplia nossa consciência e dá clareza para começarmos a resolver o problema.

Muitas pessoas se vêem às voltas com um pouco de ansiedade todos os dias. Os médicos sentem-se ansiosos antes de entrar em uma cirurgia, os advogados, antes de comparecer a uma audiência, os professores, antes de dar uma aula e mesmo quem está prestes a viver um momento de alegria e felicidade pode ficar muito agitado – por exemplo, alguém que vai se casar. Tudo isso é ansiedade de preparação, ou seja, o medo de fracassar e de não dar conta do desafio. Em intensidade moderada, contudo, essa sensação é positiva porque ajuda o indivíduo a se preparar para dar o melhor de si. Por outro lado, quando elevado, o grau de ansiedade impede a ação diante de algo que soa como ameaçador ou desafiador. Algumas pessoas, por terem autocrítica exacerbada, não se aceitam e, por conseguinte, preocupam-se permanentemente com a possibilidade de os outros também não as aceitarem. Dessa forma, receiam o tempo todo estar sendo julgadas por alguém. Reduzir a crítica e moderar o medo de entrar em cena, portanto, podem ser um bom começo.

FIM