Transferência de responsabilidade por e-mail

Por Ricardo Tacine | 23/08/2013 | Adm

Você alguma vez ouviu a seguinte frase: “Eu enviei um e-mail para você...dias atrás” ou quando você chega às 08:00 horas para trabalhar e recebe um telefonema questionando informações sobre um “tal” e-mail enviado logo após seu horário de expediente, ou pior ainda, sobre e-mails enviados tarde da noite. Este é o típico
comportamento daquele que deseja passar a responsabilidade de alguma tarefa que é de sua alçada e está atrasada.

Existem pessoas que não são capazes de gerenciar seus projetos e tarefas eficazmente, o que gera rompimentos e fissuras na estrutura operacional.

É normal alguém enviar e-mail solicitando alguma informação ou algum serviço, mas este e-mail não deve ser usado como uma ponte para transferir a responsabilidade.

O que mais se vê no mundo corporativo são profissionais justificando seu fracasso pelo não cumprimento da tarefa ou projeto que estava sob “responsabilidade” de um terceiro.

O que você pode fazer para blindar-se disso?

Você já deve conhecer os comportamentos das pessoas que tem alguma interação com você, certo? Se a resposta foi negativa, você poderá obter tal conhecimento observando-as e captando-o pelas palavras e atitudes. É muito importante que você identifique quais pessoas são objetivas e claras na condução de projetos e tarefas e
quais são aquelas que transferem a responsabilidade utilizando-se de e-mails.

Neste caso, melhore o gerenciamento da sua caixa postal. Extraia as informações para sua lista de tarefas e responda aos e-mails o mais rápido possível. Informe que a solicitação está na fila de execução e qual é a previsão de término.

Desta forma você evitará que o comportamento de transferência de responsabilidade seja utilizado para minar sua performance e credibilidade.

Nunca utilize deste comportamento inapropriado, pois creia que algum dia ele será abominado pela organização e possivelmente as pessoas que o utilizam também serão excluídas.

Mantenha-se sempre ético e responsável pelas suas atividades e projetos. Em corporações éticas e com líderes sérios e Competentes, você colherá muito sucesso e obterá crescimento em sua carreira profissional, seja na atual ou na futura empresa.

Ricardo Tacine

www.tassini.com.br

Artigo completo: