Tradição africana para a racionalidade moderna...

Por Roberto Caetano Alfredo | 25/04/2017 | Adm

Tradição africana para a racionalidade moderna como meio para o desenvolvimento de África: uma reflexão em Elungu

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Faculdade de Filosofia

A especificidade da tradição africana parece opor-se a originalidade da racionalidade moderna, visto que, a tradição é um elemento que permite cultuar um conjunto de costumes, valores, crenças, rituais, normas e leis, por um indivíduo ou grupo social, enquanto a racionalidade moderna seria uma reflexão sobre os fundamentos de toda a tradição até aqui moldadas por qualquer grupo social.

Dos estudos elaborados por elungu, constata-se a existência de várias tradições, assim como, a existência de tantas civilizações na mesma proporção que existem os clãs. Mais ele nota que a maioria dos povos é unida pelos laços linguístico e por outros eventos culturais. Eventos estes, que demonstram um apego intrínseco a natureza e a vida.

Na visão de Elungu, o africano tem a vida como o único valor absoluto, e Deus é tido como ancestral fundador do clã, pois é o dador da vida, que permitiu a sucessão dos seres vivos. Por isso, o homem tradicional africano acredita na vida dos antepassados, e usa-os nos seus ensinamentos mitológicos para garantir a continuidade da ideia segundo a qual, existe a vida, depois da morte; e tem o mito como um valor que harmoniza a natureza, que combina e unifica as antíteses da sua sensibilidade teorética. Por isso, para Elungu, a emoção é própria do africano e a razão do ocidente; o homem na sociedade tradicional é consumado de forma que as experiencias sensível e emocional tendem ao mesmo fim.

Contudo, para pensar e fazer possível o desenvolvimento de África deve ser necessário abrir o racionalismo e ignorar a emoção; livrar-se da velha supremacia do mito e adoptar a razão, isso em vista, a uma revolução espiritual que ira garantir o desenvolvimento do continente africano, pois a tradição é o momento de retrocesso do africano, e a modernidade é a resposta para os nossos problemas de desenvolvimento sociocultural; deve-se aceitar a racionalidade moderna, porque ao aceita-lo pressupõe se identificar com a ciência e a tecnologia, e esses projectos estão claros quanto ao seu objectivo de desenvolvimento.

 

Elaborado por: Roberto Caetano Alfredo