Trabalhos de escola para filhos ou pais?

Por Cristiane Ortega Lopes | 15/08/2010 | Educação

Frequentemente os professores pedem trabalhos escolares de diversos tipos que acabam tirando o sossego dos pais.
Algumas crianças conseguem administrar bem seus trabalhos sem depender dos pais, mas a grande maioria ainda pede socorro.
Como ajudar nossos filhos na elaboração de trabalhos?
1. Certifique-se que seu filho terá a responsabilidade de, na escola, anotar tudo o que for pedido com letra legível.
2. Oriente as pesquisas, mas não pesquise para ele, pois isso causa mais dependência ainda! Fique perto, dê sugestões, mas deixe-o fazer.
3. Tenha sempre por perto folhas de almaço, que custam apenas centavos e garantem uma boa apresentação.
4. Peça para a criança ler o conteúdo pesquisado em voz alta e pergunte a ela o que ela aprendeu com a leitura.
5. O aluno deve copiar os conteúdos pesquisados, ou se for muito grande, apenas as partes mais importantes na folha de almaço sozinho. A letra da mãe e de irmãos é facilmente desmascarada pelos professores e gera uma situação desagradável para a própria criança.
6. Se existir ilustrações, peça para seu filho recortar com capricho e colar com pouca cola para não "lambuzar" o trabalho.
7. É imprescindível que a criança escreva com suas próprias palavras uma conclusão de pelo menos 15 linhas comentando o que aprendeu com a pesquisa.
8. No fim do trabalho é sempre bom conter a bibliografia, ou seja, a lista de nomes de livros ou endereços de sites pesquisados.
9. Textos copiados na íntegra devem vir entre aspas e para garantir a verdadeira autoria, deve-se escrever o nome do autor ao fim de cada citação entre parênteses.
10. Lembre-se, "ensinar a fazer" é bem diferente de "fazer para ele". Os pais erram quando começam caçando palavrinhas no jornal para a lição de casa dos pequeninos que estão sendo alfabetizados. Fique ao lado da criança e pergunte a ela onde estão as palavras procuradas. Sugira uma linha ou um espaço grande do jornal ou revista fazendo um grande círculo e diga: "Aqui existe uma palavra dessas, encontre-a, você consegue!"