Trabalho Social: Projeto Viver Melhor

Por Franciele Lima | 02/03/2018 | Educação

Justificativa

O Trabalho com projetos implica pensar sobre a importância da participação das crianças e adolescentes com construção do seu próprio conhecimento. O “Projeto viver melhor” incentiva esses indivíduos a participa de atividades mais dinâmicas na relação ensino—aprendizagem: atividades cooperativas, baseadas no diálogo, em que educadores e alunos interagem no processo permanente de construção de conhecimentos.

Sendo assim, aliado com a dinâmica didática, o “Projeto Viver Melhor” deseja trazer para crianças e adolescentes o desenvolvimento da consciência ética e social das comunidades em que eles estão inseridos. É um projeto que busca levar atividades diferenciadas para o dia a dia dos mesmos e mostrar que existe a possibilidade para construção de um mundo melhor, apoiando essas crianças e adolescentes, para que eles tenham acesso à educação cultural ou ambiental que sejam significativos para ela.

Ao mesmo tempo em que a  educação reafirma que existe a necessidade da inclusão, vemos que pessoas que não correspondem a um determinado padrão  imposto pela sociedade sofrem preconceito, e muitas vezes são excluídas pelo simples fato de morarem em comunidades, ter poucos estudos  entre outras diferenças, é por causas desses problemas que o projeto viver melhor traz algumas atividades para melhorar não só o cotidiana mas também para fazer a diferença no futuro das crianças que vão ser atendidos por esse projeto. 

Sugerimos neste projeto atividades para o professor trabalhar esse assunto com os alunos, tendo como base as orientações dos PCN — temas transversais, mais especificamente ética e pluralidade cultural.

É importante destacar que o “Projeto Viver Melhor” será aplicado em horário oposta aos das aulas regulares mas contando com a parceria da escola. Dessa forma, ficam claras quais são as intenções desse trabalho afinal estimular a participação dos alunos é uma conquista, porque, quando a responsabilidade é compartilhada, há compromisso, e a escola se torna mais atraente e alegre. A escolha da temática a ser desenvolvida e o próprio projeto promovem o crescimento individual e social, estimulando o saber ouvir, o saber argumentar e a solidariedade. As diferentes etapas do projeto vão incentivar a capacidade dos jovens de criar, pesquisar e sistematizar o estudo, e a avaliação permanente e a auto avaliação ao longo de todo o processo de construção do projeto permitirão ao professor a identificação das diferenças quanto ao nível de interesse, dificuldades e potencialidades de cada um dos alunos, que, por sua vez, estarão aprendendo a enfrentar e superar dificuldades.

A divisão de responsabilidades, a decisão e o comprometimento coletivos alimentam a formação de cidadãos efetivamente capazes de intervir na construção de uma sociedade mais justa.

[...]

Artigo completo: