Trabalho em casa
Por Jonathan Bates | 20/10/2016 | EducaçãoUma das grandes vantagens que a tecnologia trouxe, com a internet, são os trabalhos remotos. Trabalhos que antes eram presenciais hoje são feitos parcial ou totalmente em home office; a facilidade de comunicação virtual abriu portas para novas e simples relações de trabalhos internacionais; e a internet foi responsável pela criação de novos tipos de trabalho. Vamos ver algumas possibilidades de se ganhar dinheiro em casa.
Trabalhos freelance
A internet facilitou tanto a comunicação que as pessoas raramente recorrem aos tradicionais classificados impressos para trabalho. Há uma abundância de sites de oferta e procura de empregos e profissionais.
Há também sites especializados em mediar os trabalhos, incluindo as transações monetárias. São sites como Upwork, Freelancer e outros. Com oferta de uma imensa gama de trabalhos, que vão de design, contabilidade, tradução, redação a consultorias e até aulas, essa é uma opção excelente para vários tipos de profissionais.
Há trabalhos de toda parte do globo; quanto melhor você falar inglês, mais chances tem de conseguir trabalho sem depender da situação econômica nacional.
É possível conseguir dinheiro em maiores quantias e com trabalhos longos, mas também trabalhos pequenos e rápidos com pagamentos que podem ser um belo complemento na renda de todo profissional.
SAC e Call Center em Home Office
Muitas empresas estão optando por passar a empregar seus funcionários responsáveis pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, vendas e afins para regimes Home Office. A comodidade e a facilidade são benéficas para todos: a empresa gasta menos e o empregado tem muito mais flexibilidade e liberdade.
Há trabalhos de meio período e período integral, por telefone, VoiP ou por chat. Em geral a empresa oferece treinamento e dá suporte online. Algumas empresas instalam a internet na casa do funcionário, em outros casos não.
Essa é uma maneira única de aliar a praticidade do trabalho em casa à estabilidade de um emprego fixo e, portanto, seu salário fixo.
Blogs e sites de conteúdo
Os blogs e os sites de conteúdo (incluindo redes sociais) são uma forma de se ganhar dinheiro que vem crescendo muito na internet.
Com a monetização de sites e a abertura para propaganda, fazer um blog cujo bom conteúdo atraia muitos cliques e acessos é quase garantia de retorno financeiro.
Essa nova tendência abre possibilidades para aqueles que gostam de escrever e que o fazem com facilidade. Muitos sites pagam por artigos de variados tamanhos e assuntos e, quando satisfeitos com o resultado, comumente demandam mais textos – semanal, mensal ou até diariamente.
Ou seja você o empreendedor – pague por textos e/ou escreva-os você mesmo.
Para todos os casos, aprender sobre SEO é de fundamental importância – afinal, sem uma boa colocação em sites de busca, como seu site será encontrado pelo seu público-alvo?
Vendas virtuais
A chegada da internet mudou completamente o comércio no cenário mundial. Empresas passaram a preferir lojas virtuais às físicas, sites para pessoas comuns, como Mercado Livre e Elo7, não param de crescer, sem contar a facilidade que é, hoje em dia, comprar algo do exterior.
Isso abre um leque bem grande para aqueles que são bons administradores. Abrir uma loja virtual, seja lá em qual segmento, pode ser algo bastante lucrativo e relativamente simples. Muitas pessoas nem chegam a abrir um site próprio, e fazem tudo por plataformas de vendas. Basta ter seus fornecedores, uma boa estratégia de divulgação, e claro, construir uma boa reputação.
Porém as vendas não se resumem ao varejo e a produtos novos. Há grande procura por produtos usados, vintage ou não, por colecionadores ou pessoas que preferem economizar num usado em vez de comprar algo novo. Você pode vender o que não lhe tem mais uso, e ganhar um complemento na renda, ou mesmo montar uma loja: antiquário, brechó, sebo etc. Encontre seu nicho, encontre os produtos e monte sua loja especializada.
As vendas também são muito práticas para as pessoas que produzem artesanalmente as suas coisas. Artesanato convencional, brindes, produtos para casamento, cosméticos e sabonetes artesanais, costura, o que for: ter uma loja virtual é um ótimo jeito de divulgar o que faz sem precisar gastar com aluguel de pontos, em feiras, ou mesmo em taxas de vendas por consignação. Você pode montar sua própria lojinha com ferramentas disponíveis online, complementando com um blog para ajudar a divulgação, ou ter uma loja em sites como o Elo7, feitos especificamente para venda de artesanato.
Essas são apenas algumas das tantas possibilidades de se trabalhar de casa. Pesquise e você encontrará ainda mais possibilidades! Muitas pessoas estão entrando em acordo em seus atuais empregos, transferindo parte ou todo o trabalho para regime Home Office, quando o ofício permite. Vale tentar?
Ou, quem sabe, você pode ter uma ideia para um trabalho que ainda não exista – por que não?