TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por Aline Hauptmann Rodriges | 26/10/2016 | EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR
Campus de Apucarana
ALINE HAUPTMANN RODRIGUES
MAIARA CAROLINI BRAGATO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
APUCARANA-PR
2015
ALINE HAUPTMANN RODRIGUES
MAIARA CAROLINI BRAGATO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, Campus Apucarana, para demonstrar o cumprimento da atividades de Estágio Curricular desenvolvidas no CMEI José Ignácio Netto, sob orientação da Prof. Me Adriana Salvaterra Pasquini.
Orientador: Profª.Adriana Salvaterra Pasquini.
Coordenador: Profº. Dr. Ricardo Desidério da Silva
APUCARANA-PR
2015
FICHA DE AVALIAÇÃO
MAIARA CAROLINI BRAGATO
R.A.: 093.437.729-47
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
__________________________________________
Adriana Salvaterra Pasquini
Professor orientador/supervisor – Curso de Pedagogia
UNESPAR – campus de Apucarana
__________________________________________
Prof. Dr. Ricardo Desidério da Silva
Coordenador de Estágio – Curso de Pedagogia
UNESPAR – campus de Apucarana
Aprovado em ____/____/______
Conceito: __________________
FICHA DE AVALIAÇÃO
ALINE HAUPTMANN RODRIGUES
R.A.: 065.585.609-92
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
__________________________________________
Adriana Salvaterra Pasquini
Professor orientador/supervisor – Curso de Pedagogia
UNESPAR – campus de Apucarana
INTRODUÇÃO
O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que temos a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual seremos inseridos, além de concretizar os pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes.
Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico, através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.
O contato com os professores e alunos ofereceu subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando a melhoria da prática pedagógica realizada em sala de aula conforme garante a LDB.
Atividades Desenvolvidas No Estágio
Atividades 1 – Caracterização Da Escola
O Centro Municipal de Educação Infantil José Ignácio Netto, localiza-se à Rua Papagaio s/n°- Núcleo Habitacional Michel Soni, no Município de Apucarana, no estado do Paraná e tem como entidade Mantenedora a Prefeitura Municipal de Apucarana.
O CMEI José Ignácio Netto foi inaugurado em dezembro de 1992, pelo então prefeito José Domingos Scarpellini. Ganhou este nome em homenagem ao senhor José Ignácio Netto, natural de Santa Cruz do Rio Pardo- SP, e grande empresário da cidade.
A família se radicou em Apucarana nos anos 40, mas José Ignácio cresceu e estudou em seminário no estado de São Paulo, inicio dos anos 60 retornou à Apucarana e assumiu a gerencia da Radio Cultura Apucarana.
Passou a proprietário da mesma em janeiro de 1974, mais tarde ganhou a concessão da 1° FM de Apucarana, e também em 1975, adquiriu uma lavra de pedras, iniciando atividades de indústrias extrativas de pedras- Pedreira Brasil(José Ignácio Netto).
Como empreendedor que era, abriu uma imobiliária construtora (ICASA), e construiu várias residências, fez vários loteamentos, contribuiu para o desenvolvimento da cidade, além de ter sido sócio da empresa de asfalto, tendo asfaltado varias vias de Apucarana.
Ligado a política local e estadual chegou ser candidato a prefeito por insistência de amigos, pela sua capacidade de aglutinar pessoas e empreender, sempre com muito bom humor diante da vida. Foi um grande benemérito, inclusive doando terrenos a algumas entidades da cidade, entre elas, o terreno da Unespar (FECEA). Foi uma pessoa respeitada e bastante querida por todos os que o conheceram.
Faleceu em 2 de outubro de 1992, ficou a viúva a senhora Cinyra Woiski Ignácio e seus filhos, Joici Mara Ignácio, hoje casada,com duas filhas e residente na cidade de Florianópolis -SC e também o filho João Miguel Ignácio, este, hoje no comando da Radio Cultura Apucarana e a empresa ( ICASA), alem de estar ligado as atividades da Pedreira Brasil, seguindo os passos de seu pai no empreendedorismo, é bacharel em direito, casado e com dois filhos.
O CMEI iniciou suas atividades em dezembro de 1992 em período integral das 07h00min ás 18h00min. Atualmente conta com quadro de recursos humanos dividido da seguinte forma: Uma gestora com formação em letras-inglês e pós-graduada em gestão escolar, sete professoras, destas duas graduadas em pedagogia e especialistas em diferentes áreas do conhecimento. Como apoio a Escola conta com: uma merendeira, uma estagiaria, duas auxiliares de serviços gerais.
O campo físico do CMEI apresenta-se com quatro salas de aula, três banheiros, um refeitório, sala de direção e um depósito de merenda, uma biblioteca itinerante, equipamentos de projeção, um pátio com parque.
As turmas são divididas por faixa etária da seguinte forma:
Berçário - a partir de 06 meses
Maternal I - 2 anos
Maternal II - 3 anos
Pré l - 4 anos
Atividade 2 – Observação
Relatório berçário
Nos dias quatorze e dezesseis de outubro de 2015, fomos até o CMEI José Ignácio Netto para fazermos a observação no berçário, na sala da professora Ester. O espaço físico é amplo, onde há 07 berços, uma pequena cozinha e um banheiro, a sala tem duas janelas grandes que ficam abertas o dia todo para que o ar possa circular. A idade das crianças varia de seis meses a um ano e meio. As atividades se têm inicio às 07 horas com a chegada das crianças até as 08 horas. Enquanto isso a professora conta diversas músicas para o entretenimento de todos.
Como os alunos são pequenos a professora contou algumas histórias com o auxilio de fantoches.
Em continuidade as atividades as professoras incentivaram que as crianças brincassem com de encaixe, carrinhos, bonecas. Esta atividade foi proposta segundo as professoras porque auxiliam no desenvolvimento físico e motor e, também no processo de socialização.
A sala de aula é bem decorada e colorida, tem vários objetos para estimular a percepção visual e é uma sala bastante arejada. Observamos que o desenvolvimento das crianças condiz com sua faixa etária.
No berçário tinham duas professoras, uma chamada Maria Rosenir e a outra Ester, elas são muito prestativas, atenciosas com as crianças e foram muito simpáticas em nós recepcionar. Logo quando as crianças chegam na sala a professora colocam o dvd da “galinha pintadinha”, o ambiente muito organizado, os materiais das crianças a professora guarda num lugar alto para eles não mexer.
Após elas fazem as trocas de fraldas e dão banho em todas as crianças individualmente, quando acabam de dar banho, aproveitam o momento para brincar e conversar com as crianças.
A partir das 10:00 horas manhã é a hora do almoço, elas servem a papinha, a comida, pois geralmente nesta faixa etária não conseguem comer sozinhos, então elas dão comida na boca das crianças, depois meia hora depois que eles almoçaram, elas colocam eles para dormir, nanam eles até pegarem no sono, com carinho e atenção.
Após eles dormirem elas vão registrar no livro de chamada, a frequência dos alunos, e registrar no diário delas as atividades desenvolvidas, as metodologias, brincadeiras, jogos pedagógicos, os materiais utilizados.
[...]