TRABALHANDO O PLANEJAMENTO DE GESTÃO NA EMPRESA SEM COMENTÁRIOS

Por Jairo Lucas Teófilo dos Santos | 10/11/2016 | Adm

Jairo Lucas Teófilo dos Santos [1]

RESUMO:

O planejamento e as técnicas de gestão são elementos fundamentais para a manutenção da empresa no mercado e sua sustentabilidade de uma forma geral. Essas técnicas são bem variadas e exigem do gestor conhecimento e competência. O objetivo deste artigo é analisar os principais desafios da administração da loja sem comentários localizada na cidade de Marco, Estado do Ceará. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfica do tipo qualitativa tendo como fonte de informação principal as observações realizadas na loja. A loja Sem Comentários surgiu no ano 2000, após o sonho da empresaria Graieb Ravache, que veio de Fortaleza em busca de uma melhor qualidade de vida, por estar desgastada da capital. A empresa não tem um planejamento bem definido, mas existe um controle informal de entrada e saída, estoque, pois as entradas são realizadas em intervalos de seis meses, por isso é preciso saber o nível de estoque precisamente. 

1 INTRODUÇÃO 

O planejamento e as técnicas de gestão são elementos fundamentais para a manutenção da empresa no mercado e sua sustentabilidade de uma forma geral. Essas técnicas são bem variadas e exigem do gestor conhecimento e competência.

O objetivo deste artigo é analisar os principais desafios da administração da loja sem comentários localizada na cidade de Marco, Estado do Ceará. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfica do tipo qualitativa tendo como fonte de informação principal as observações realizadas na loja onde foram colhidos depoimentos dos proprietários e colaboradores onde se adquiriu os dados gerais da empresa.

Dessa forma é apresentado um apanhado geral do setor burocrático da empresa incluindo o histórico da empresa, sua missão valores, modelo de organização dando ênfase a gestão de pessoas como é realizado o treinamento dos colaboradores, a administração de patrimônio além da preocupação com o meio ambiente, higiene e as formas de trabalhar o marketing empresarial. 

2    ADMINISTRAÇÃO GERAL 

2.1 Histórico da empresa

A loja Sem Comentários surgiu no ano 2000, após o sonho da empresaria Graieb Ravache, que veio de Fortaleza em busca de uma melhor qualidade de vida, por estar desgastada da capital. Logo no início, a proprietária sofreu bastante dificuldade no mercado, por antes ser servidora pública e não tinha o mínimo de noção sobre lojista.

   Após superação desse obstáculo, a loja foi alcançando bons resultados, conquistando mercado na cidade de Marco, ao oferecer produtos de qualidade que satisfaziam seus clientes. Proveniente do crescimento, o espaço físico que naquele tempo era muito pequeno, se tornou maior para o conforto dos seus clientes.

   Atualmente, a loja Sem Comentários, é reconhecida em todo Vale Acaraú, desde a sua criação, a empresa vem em constante crescimento, abrangendo um maior mercado, adquiriu fornecedores, com o intuito variedade e diversificação de produtos. Mas para chegar a esse constante crescimento, a empresária investiu na infraestrutura do empreendimento, que foi a segunda reforma do estabelecimento, em meados de 2015, foram cerca de três meses com o espaço físico fechado para obras, e em maio, mais resultados positivos, uma das maiores lojas da cidade, moderna e com conforto para os clientes. A missão da empresa é “Promover a satisfação dos clientes, oferecendo produtos diferenciados com boa qualidade, com intuito de mantê-los sempre na moda”. Sua visão é Ser reconhecida, pela qualidade dos produtos oferecidos e os valores:

  • Produtos de Qualidade
  • Honestidade.
  • Respeito aos clientes.

A Loja Sem Comentários, desde o ano de 2010, próximo ao natal, conta com o apoio de empresas parceiras que ajudam a distribuir cestas básicas a famílias carentes da cidade, com o intuito de amparar os mais necessitados.

2.2 Planejamento 

   A empresa não tem um planejamento bem definido, mas existe um controle informal de entrada e saída, estoque, pois as entradas são realizadas em intervalos de seis meses, por isso é preciso saber o nível de estoque precisamente. Para este tipo de controle, a empresa conta com um sistema informatizado bem simples e de fácil manuseio, onde nele é posto informações de entrada e saídas, nível de estoque, porcentagem de lucratividade, demandas e dentre outras opções de manuseio.  Em seus planos informais, almeja filiais nas cidades vizinhas.

   Portanto Kotler, (1998) relata que, “O planejamento das empresas para seus negócios permite determinar o valor do faturamento e do lucro. Se houver uma lacuna no planejamento estratégico entre as vendas futuras desejadas e as projetadas, a alta administração terá que desenvolver ou adquirir novos negócios para preenchê-lo.”

   O objetivo da Sem Comentários em curto e médio prazo, é se tornar a loja mais renomada da região, almejando sempre o crescimento constante. Já em longo prazo e se tornar uma empresa com filiais em todo vale Acaraú, para melhor atender seus clientes da região, embora não seja um planejamento formal.

            E por fim, tem como objetivo principal a satisfação dos clientes, sempre buscando representações exclusivas de marcas renomadas para dispor ao cliente.

2.3 Organização

   Atualmente, a empresa Sem Comentários só possui loja física na cidade de Marco, mas através de algumas redes sociais, dispõe de seus produtos para toda região, muitas vezes fazendo entrega em outros municípios através de um serviço de entrega próprio ou em alguns casos mais distantes utiliza os serviços dos Correios.

   A sede é composta por apenas três setores, os proprietários da empresa, que é designado no organograma como Administração Geral, abaixo dela vem à gerência e por último os vendedores.

   Organograma da empresa a seguir:

FONTE: Empresa Sem comentário (2015).

A Administração Geral é responsável por todas as responsabilidades, assume os riscos e delegam as ações principais da loja, já a Gerência fica responsável pelo controle de estoque, e na parte de pedido (setor de compras) a Administração Geral disponibiliza um valor para a gerência compor o estoque, além do mais, delega as ações das vendedoras, que por sua vez são responsáveis do atendimento ao cliente de forma eficaz.

Já Gareth (2012) relata que, a organização é o processo onde os administradores estabelecem a estrutura das relações de trabalho entre funcionários e clientes para permitir que eles atinjam os objetivos da organização de forma eficiente e eficaz, bem direta.

2.4 Controle

   A empresa conta com um programa avançado de controle das entradas, saídas, estoque, vendas, clientes, que através dele, são gerados dados mensais para análise dos resultados e avaliação dos planos futuros da organização, para adequar os objetivos e metas futuras. Sobre a análise de Fayol (2003) as organizações devem estabelecer padrões e indicadores de desenvolvimento que permitem assegurar que as atitudes tomadas são as que a empresa espera, e que através deste controle, seja possível aumentar as metas estabelecidas pela organização.

3 GESTÃO DE PESSOAS 

   Na empresa acontece mensalmente reunião com os colaboradores, para analisar o desenvolvimento da empresa, se os vendedores estão exercendo suas funções de forma condizente com a empresa.

3.1 Gestão de pessoas comportamental

A empresa tem como perfil de liderança liberal, que dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas, contudo sejam feitas suas atividades diárias. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho e assim sendo sempre motivados pela alta gerência, para que os resultados sejam mais constantes, logo, essa atitude é uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia.

No entanto, cabe ao gestor estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves e prejudiquem o desempenho da empresa. Para Chiavenato (2006) "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos.

A tomada de decisões que advêm de uma responsabilidade maior fica por conta da Alta Administração em senso com os proprietários da empresa.

Parte superior do formulário

3.2  Treinamento e desenvolvimento 

   A empresa, em alguns períodos do ano, conta com uma seleção para estagiário, onde é aplicado um treinamento de atendimento e avaliação de comportamento, logo após este processo, os candidatos que se destacam são contratados como estagiários.

   Anualmente, é realizado um processo de reciclagem de treinamento, onde as atendentes efetivas e a gerencia, passa por um novo treinamento para atualizar as estratégias de abordagem ao cliente. De acordo com Lacombe e Heiltorn, (2003), cabe a cada gestor da empresa a administração dos recursos humanos, e posicionam a equipe de recursos humanos como orientadores e “educadores” desses gestores para que eles, por sua vez, atuem como educadores de suas respectivas equipes. 

3.3 Carreira, salários e benefícios 

Os salários dos vendedores são compostos por um valor fixo mais uma porcentagem das vendas mensais, e ainda contam com um programa promovido pela empresa chamado “Rumo a Meta” que funciona desta forma: caso os colaboradores cumpram a meta estabelecida, a porcentagem das vendas obtidas por eles é dobrada. Segundo Silva (2002), plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.

Todos os colaboradores da empresa são beneficiados com descontos especiais na loja. A empresa também oferece um coffee breack diário nos turnos da manhã e tarde para todos os funcionários, oportunizando além da alimentação um momento de descontração e interação entre a equipe.

Entretanto Chiavenato (2010), afirma que as gratificações oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores podem ser financeiras e não-financeiras. Sendo que a divide-se em direta ou indireta. A gratificação financeira direta são os pagamentos que os colaboradores fazem jus, ou seja, a recompensa em dinheiro pela prestação de seus serviços; já a indireta, tem sua origem nos acordos coletivos de trabalho e nos programas de benefícios da organização.

4 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 

Os colaboradores contam com um apoio da organização chamado de Ajuda ao enfermo, onde a empresa arca com as responsabilidades de consultas e medicamentos, visando o bem estar dos funcionários, quando no seu local de tenha acontecido algum acidente de trabalho, assim a empresa direciona para uma clínica especializada. Logo a empresa não possui contrato fixo com médicos, enfermeiros ou até mesmo auxiliares e nem técnico de segurança do trabalho, por ser pequeno porte e não ter muitos funcionários.

[...]

Artigo completo: