Tolice: Fazer a Mesma Coisa Uma e Outra Vez e Esperar Resultados Diferentes

Por Sandra Regina da Luz Inácio | 01/02/2009 | Adm

Tudo está funcionando em um ritmo muito acelerado no mundo inteiro, trabalhar com várias exigências em seu tempo, e continua a produzir bons trabalhos.  Se você está na atual conjuntura sentindo-se estressado e improduto, pilhas e mais pilhas de trabalho se acumulando, então pode ser que você se encaixe na seguinte definição.

 

Você está usando as mesmas técnicas que você usou no ano passado, a dois anos, três anos  e quatro anos atrás, para gerenciar seus telefonemas, e-mails e seus projetos em longo prazo.  O ritmo acelerado de trabalho, juntamente com a nova tecnologia exige que você tenha um método para integrar as alterações de como executar suas tarefas.

 

Na minha experiência como consultora, e acabo avaliando a produtividade nos escritório, eu poderia achar que uma pessoa está usando quatro ou cinco diferentes sistemas para gerir as suas tarefas diárias.  Essa pessoa poderia ter aprendido um novo sistema, mas ainda manteve elementos dos antigos.  O resultado final é que, com vários sistemas, nenhum deles funciona.

 

A primeira coisa a fazer é determinar que um sistema de trabalho em cada área iria produzir os resultados mais eficientes.  O sistema pode ser em papel ou por meio eletrônico. Precisamos decidir qual a importância do seu nível de conforto com a eletrônica e ao formato da informação que está chegando em sua área de trabalho.

 

Abaixo estão algumas perguntas que “tentam” avaliar a utilização do seu sistema de trabalho  para determinar se sua área  pode ou não melhorar a produtividade diária:

 

  1. Caixa de e-mails - Você esvaziar sua caixa de entrada, pelo menos uma vez por semana?.

 

  1. Tempo de trabalho - Você deixa o seu escritório cada noite como uma apurada secretária?

 

  1. Apresentação - Você pode encontrar qualquer que te peçam imediatamente?.

 

  1. Programação - Você mantém todos os seus compromissos em uma agenda?.

 

  1. Atribuições - Está tudo escrito, claro para que você entenda, com hora, local, a pessoa que você precisa falar ou quem falou algo a você?

 

  1. Qualidade - O seu escritório reflete a qualidade do seu trabalho, é organizado, calmo?

 

Dentro de cada pergunta acima analise as seguintes categorias:

- O que está te ajudando a trabalhar com mais eficiência?

- O que não está funcionando para você?

 

Se seus métodos não estiverem funcionando, não continue da mesma maneira executar a executar o trabalho pelos os próximos dois ou três anos,  porque "não haverá tempo" para você fazer as mudanças necessárias.  Você não pode se dar ao luxo de manter os mesmos processos ineficazes com o aumento de trabalho que você tem que gerir todos os dias. Se você continuar com as mesmas rotinas, o resultado final é a falta de produtividade e estresse e com certeza alguém mais jovens, mais criativo e com maneiras mais produtivas de executar o trabalho ocupará o seu lugar

. 

A chave é assumir o compromisso de ter a certeza que você está executando e demonstrando que corresponde à sua capacidade.  Pequenas alterações podem fazer uma diferença imediata na forma como você se sente sobre o seu trabalho e como as outras pessoas te vêem.

 

A média que cada pessoa perde para executar suas tarefas é mais de uma hora por dia, devido à desorganização.  Em muitos casos, duas horas é mais comum.  Mais de um ano que acrescenta até 6 -12 semanas de tempo perdido. 

 

Conheça e pratique as ferramentas e técnicas para uma boa gestão do seu tempo, e você será eficiente e produtivo e deixar de ir para casa correndo como uma apurada secretária.