TIREÓIDE ? SAIBA MAIS
Por Izaara Alvarenga | 16/11/2009 | SaúdeTIREÓIDE – SAIBA MAIS
A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano e exerce, como principal função, a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.
Esses dois hormônios citados acima T3 e T4 são responsáveis pela regulação das diversas reações químicas que ocorrem no interior do nosso organismo tanto de síntese quanto de degradação dos nutrientes, ou seja, equilibram o nosso querido metabolismo.
No momento em que taxas destes hormônios sofrem alteração o problema se instala e pode desenvolver alguns possíveis sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou tendência à diarréia, ansiedade, perda de apetite.
Os distúrbios das taxas destes hormônios podem provocar duas diferentes patologias: Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Acometendo em maior quantidade o publico feminino e com maior prevalência nas idades acima de 35 anos.
O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos, ou seja, é hipotireoidismo quando os hormônios T3 e T4 se encontram reduzidos e o TSH circulante está em nível alto.
Na presença dos sintomas citados anteriormente associados ao colesterol elevado além dos exames de sangue alterados, é fundamental procurar tratamento, que neste caso, por meio de medicamentos, visa repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir por si só. Indivíduos com esta patologia tendem a relatar dificuldade de perder peso, dizem “tenho o metabolismo lento”, isso é correto, mas é possível de “melhorar” o metabolismo com uma alimentação saudável e a prática de atividade física.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo por sua vez se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue, o organismo trabalha de forma mais acelerada, ou seja, o metabolismo se encontra hiperativo.
O diagnóstico pode ser feito através da realização de um ultra-som da tireóide ou de exame de sangue específico assim como no hipotireoidismo, estes avaliam a dosagem dos hormônios tireoidianos.
Opostamente ao hipotireoidismo, os níveis de T3 e T4 elevados e o TSH circulante reduzido é diagnostico de hipertireoidismo. Alguns sintomas: aumento da freqüência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarréia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres).Neste caso os medicamentos têm como objetivo reduzir a síntese de T3 e T4.
A realização de exames regularmente é uma boa maneira de se conhecer e se manter bem, quando se associa a alimentação saudável com a prática de atividade física muitos benefícios são obtidos. Boa semana.
Izaara Alvarenga - Nutricionista