Tipos de Transformadores de Energia

Por Elva Pinto Vieira | 20/08/2015 | Tecnologia

Você já se perguntou como a energia elétrica chega até sua casa?

Os transformadores de energia já se tornaram parte íntegra de nossas vidas e estão presentes em qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje em dia é quase impossível não contarmos com a energia elétrica até mesmo para fazer as atividades mais básicas de nosso cotidiano. 

Mas de onde vem a energia? 

Como muitos já sabem, a energia elétrica chega até você por meio de linhas de transmissão implantadas por usinas distantes. Isto, é claro, se estivermos falando do consumo de energia através de concessionárias, afinal também existem empresas de locação de geradores em SP ou em outros estados do Brasil que são responsáveis pelo fornecimento de energia em alguns eventos e estabelecimentos.

O que acontecia antigamente era que boa parte dessa energia das concessionárias era gerada e sofria perdas consideráveis por conta da falta de controle de sua potência. Esse é exatamente o papel exercido pelo transformador de energia, que permite a diminuição ou aumento da tensão de um circuito elétrico e promove o fornecimento de energia elétrica às nossas residências de forma segura e eficiente. Desde a geração da energia elétrica até seus pontos de utilização, postes e fios não são suficientes. Os transformadores são cruciais para efetuar a transmissão da energia e, ao mesmo tempo, reduzir os custos e maximizar a qualidade de sua distribuição em massa. 

A tensão de energia gerada em subestações geralmente é superior a 10.000 V e é por meio de uma bobina presente dentro do transformador que esta sofre uma redução, sendo transformada para uma tensão mais segura e apropriada para uso doméstico. O transformador de potência, ou seja, aqueles que ficam nas ruas, podem ser trifásicos, recebendo das estações de energia elétrica uma tensão de 13800 V e transformando-a nas tensões 127 V ou 220 V, as quais você utiliza em casa por meio do transformador monofásico. Existe também o autotrasformador, que se diferencia do transformador de potência e possui maiores vantagens em usa utilização.

Qual é a diferença entre os dois tipos de transformadores?

O transformador de potência pode ser considerado uma espécie de equipamento para efetuar o transporte da energia elétrica e o regulamento de tensão, já o autotransformador utiliza um outro método de construção, não havendo separação elétrica entre os circuitos primário e secundário. O autotransformador possui mais vantagens, tais como a menor utilização de cobre, um menor custo, maior flexibilidade na regulação de voltagens e uma elevada corrente de curto-circuito. É aplicado, em geral, na indústria, em redes de distribuição de energia, além de transformar a energia de sua residência de 127 V para 220 V ou o contrário.