Texto baseado no livro de Paulo Souza – cartas a um jovem líder

Por Clecilene Gomes Carvalho | 05/05/2017 | Adm

Texto baseado no livro de Paulo Souza – Cartas a um jovem líder 

Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos.

Segundo Paulo Souza a escassez de líderes eficientes é fato. E isto se reflete em todos os campos de atuação seja político, empresarial e familiar. Então o que fazer para reverter esta situação? Para Paulo a solução é tentar aprender com a pratica daqueles que ele intitula de “líderes cinco-estrelas”.

São líderes – homens e mulheres, alguns bastante jovens – diferenciados, notáveis, mesmo aqueles que são anônimos por não ocuparem cargos nem posição social de destaque. Mas exercem a liderança de forma competente.

Para tanto ele define o que faz um líder cinco estrelas para que possamos aprender e praticar e desta forma sermos, também, lideres cinco estrelas.

1 - Oferecer causas, em vez de apenas empregos, tarefas ou metas - Criar um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho. “Indicar o “porto de chegada” e as escalas intermediárias na ”viagem” da sua equipe, família, grupo comunitário. Contribuir para ajudar as pessoas que os cercam a entenderem melhor os momentos que atravessam. Estimular os outros no sentimento de que fazem parte de algo nobre, que extrapola a simples troca do trabalho por remuneração.

2 - Formam outros líderes, em vez de apenas seguidores - O líder diferenciado não é mais aquele que tem atrás de si um grupo de pessoas que seguem fielmente o rumo traçado e são recompensadas pela sua lealdade. Essa é uma visão elitista da liderança que precisa ser desmistificada.

Os líderes competentes são aqueles que têm em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário. Criam mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento do líder que existe dentro de cada um. Formam, assim, outros líderes.

3 - Liderar 360 graus, em vez de 90 graus - O líder diferenciado atua onde faz diferença. Não influencia somente quem está do lado “de dentro” numa família, empresa, escola, hospital. Exerce a liderança também “fora”, para cima e para os lados.

4 - Surpreender pelos resultados, em vez de fazer apenas o combinado - O líder do futuro não será aquele que chega aonde anunciou que chegaria. Não bastará cumprir metas. Será aquele que fará mais do que o combinado, surpreenderá pelos resultados que conseguir transformar em realidade. Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns.

Prioriza o que a equipe precisa, não apenas o que desejam seus integrantes. Distribui parte dos resultados gerados, em retribuição à comunidade.

5 - Inspirar pelos valores, em vez de apenas pelo carisma

Inspirar pelos valores é a tarefa mais importante desses líderes. É a “cola” que une as outras forças do líder, a que dá sentido a tudo. O líder diferenciado compreende que o critério do sucesso não é apenas o resultado, mas também a forma como o resultado é obtido. Constrói um código de conduta com os integrantes dos grupos dos quais faz parte, em torno de valores que são explicitados, disseminados e praticados.

6 - Constrói uma cultura aceita e compromissada - O líder cinco-estrelas cria um clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão, humildade, inteligência emocional.
Cultiva a capacidade de servir clientes, fornecedores, comunidades, parceiros. Esse líder educa pelo exemplo. Fala aos olhos, não apenas aos ouvidos.

Paulo destaca que alem desses “segredos” é preciso duas outras atitudes que distinguem ainda mais esses “líderes cinco-estrelas”.

A primeira delas é que esses líderes aprenderam a ser líderes 24 horas por dia, ou seja, em todas as dimensões da vida. Exercem a liderança de forma coerente no escritório, em casa, na escola, na comunidade. Entendem que a liderança não ocorre apenas quando estamos no trabalho.

A segunda atitude é que esses líderes, antes de pretender liderar os outros, aprenderam a liderar a si mesmos. Essa é uma das competências mais fundamentais dos chamados líderes cinco-estrelas. Sabem que, ao liderar, desafiam as pessoas a mudarem seus hábitos cotidianos, posturas, atitudes, comportamentos, modos de pensar – enfim, a modificar a forma de encarar suas vidas.

Esses líderes verdadeiros entendem que a mudança começa dentro de cada um de nós. Mas esses sabem que o líder, quando deseja mudar algo, deve começar a mudança em si. Isso implica em liderar suas emoções, seus ímpetos, suas deficiências e saber suplementá-las com pessoas de sua equipe ou com parceiros na sua vida pessoal. Isso exige elevada dose de autoconhecimento.

A melhor TÉCNICA para conquistar a liderança de si mesmo e a do DCD. Duvidar de tudo que não nos faz bem, criticar cada pensamento negativo e por fim determinar ser o protagonista de nossa historia. Não devemos esquecer-nos de realizar constantemente uma mesa redonda com o nosso EU.

Artigo completo: