Terapia hormonal a base do GH e Testosterona em idosos.

Por Clarisse Wyrvalski Dorneles | 01/02/2011 | Saúde

Resumo



Este estudo tem como objetivo o levantamento dentre os autores, que possam informar se o tratamento com GH para combater as perdas de massa muscular e força que acompanham o envelhecimento. Estratégias como substituição de testosterona, substituição do hormônio de crescimento e treinamento de exercício de resistência.
Conforme se envelhece, observa-se uma redução na massa muscular, isso pode ser causado pela diminuição no tamanho ou perda das fibras musculares ou ainda de ambos.
O processo de envelhecimento está associado à perda da massa muscular, em parte responsável pelo declínio na função do músculo esquelético e na força, contribuindo para o aumento no número de quedas no idoso.
Com a idade os níveis de GH e IGF-1, mediadores importantes da síntese protéica, tendem a diminuir e consequentemente a massa muscular.
A quantidade de massa muscular perdida com o envelhecimento também depende da atividade física, e a taxa de perda é menor naquelas pessoas que mantêm um regime regular de atividade física.
Tais demandas fizeram da velhice um tema privilegiado de investigação nas distintas áreas de conhecimento, em especial no ramos da educação física. A partir da realização do presente estudo, e de acordo com os diversas referências consultados, foi possível constatar e eficácia gradual de um programa.
Dessa forma, vale a pena ressaltar que a prevenção é a estratégia mais importante e eficiente para atingir esses objetivos. A atividade física apropriada e uma dieta saudável tem os mais promissores resultados, tanto na prevenção quanto no tratamento da Sarcopenia, pode ser valiosa para que o indivíduo se mantenha na sua plenitude física e mental, contribuindo para aumentar a longevidade.



Palavras-chave: GH e Sarcopenia e testosterona