TERAPIA FLORAL E TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS INFANTIS.

Por Aline Madruga Sganzerla | 14/09/2016 | Educação

A terapia floral surgiu entre os anos de 1930 e 1936 apresentada pelo médico inglês Dr. Eduard Bach. De acordo com sua teoria todos os sintomas das doenças físicas e emocionais desenvolvem-se devido à desequilíbrios emocionais nos indivíduos. Através de sua intensa pesquisa, ele comprovou que determinadas flores silvestres quando manipuladas adequadamente, agiam do sistema psíquico e orgânico do ser, promovendo o equilíbrio energético levando a pessoa a curar-se de dentro para fora.

De acordo com Lambert:

“Devido a sua natureza energética e vibratória, quando bem selecionados, os florais proporcionam um impulso energético e vibratório que visam levar a pessoa a meditar e a refletir, funcionando como catalizadores que ajudam na recuperação do equilíbrio dos estados afetivos e emocionais e também consequentemente, na transmutação de características inferiores em qualidades e virtudes...” (2002, p.21-22).

Restaurando-se os estados emocionais dos indivíduos consequentemente melhora-se a saúde do corpo físico. A terapia floral por ser natural não apresenta contra indicações e seus florais não causam dependência orgânica. Esta modalidade de terapia holística é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, podendo ser usada em qualquer fase da vida.

Assim como os adultos, as crianças também podem apresentar desequilíbrios comportamentais e necessidades emocionais especiais, deste modo apresentam padrões e atitudes negativas que as levam a somatizar doenças no seu corpo físico. Constatou-se que o uso de florais em crianças geram resultados satisfatórios, onde as mesmas revelam em seus rostos a alegria, o sorriso e o brilho antes adormecidos em seu íntimo.

Frequentemente os terapeutas holísticos indicam os florais para famílias que estão enfrentando com o ciúme de irmão mais velho com a chegada de um bebe, pois acreditam estarem perdendo o amor da família e a atenção exclusiva, bem como para meninos e meninas que se queixam de medos do escuro, dormir sozinhas, as que se recusam a crescer, crianças que são super- protegidas pelos pais, baixo autoestima, timidez, abusos sexuais, abandonos, agressividade, etc. As combinações de essências florais do sistema do Dr. Eduard Bach favorecem as crianças no período de adaptação escolar, pois as mesmas se encontram ansiosas e inseguras com o novo ambiente que as cercam.  Também usa-se os florais para crianças que frequentam o ensino fundamental para ajudar na concentração e atenção, nos sintomas de hiperatividade e agitação, apatia no âmbito escolar, insegurança na hora de realizar provas, repetição dos mesmos erros, em situações de falar frente a professores e colegas, sentem-se isoladas dos grupos sociais e adolescentes que prestam vestibular.

O uso deste sistema natural á base de flores, deve ser norteado por profissionais habilitados, visando o bem estar global da criança.

Artigo escritos pelas educadoras da rede Municipal de Ensino da Cidade de São Marcos R/S.

Aline Madruga Sganzerla e Quelin Renata Baumgarten.

São Marcos, 15 de Setembro de 2016.

Referências Bibliográficas:

BACH, Edward. Os remédios florais do Dr. Bach. (Incluindo "Cura-te a ti mesmo") Ed. Pensamento, São Paulo, 1992.

LAMBERT, Eduardo. Manual De Terapia Floral de Bach e da Austrália. Ed Pensamento, São Paulo, 2002.

STERN, Claudia. Tudo o que você precisa saber sobre os remédios Florais de Bach. Ed.Pensamento, São Paulo, 1992.